Documentar, ir a campo e narrar: aproximações técnicas e diálogos críticos entre Saramago e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.41214Keywords:
Jornalismo. Literatura. José Saramago. Leitura crítica das mídiasAbstract
Este trabalho visa expor considerações sobre os modos de produção romanesca do escritor José Saramago (1922-2010) que suscitam aproximações com o campo do jornalismo, possivelmente advindas de passagens do autor de Memorial do convento por veículos da imprensa portuguesa. Saramago foi um escritor que assumiu a função social do narrador, no sentido benjaminiano, seja como intervencionista público, seja como literato. Há, portanto, neste trabalho, essa relação entre o papel social da narração e a necessidade de resgate do diálogo e da compreensão na intermediação das relações societais, onde evocaremos duas obras do autor, num encontro interdisciplinar entre a sociologia, o jornalismo e o literatura. Nesta leitura mais abrangente, nossa intenção é propor o resgate da dimensão do discurso criativo e interventivo na construção de narrativas.
Downloads
References
AGUILERA. Fernando Gómez. As Palavras de Saramago: catálogo de reflexões pessoais, literárias e políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
_____________. Obras escolhidas Vol. I - Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como ter antropological blues. Boletim do Museu Nacional. Nova Serie: Antropologia, n. 27. Rio de Janeiro, 1978. Disponível em: http://www.ppgasmn-ufrj.com/uploads/2/7/2/8/27281669/boletim_do_museu_nacional_27.pdf. Acesso: 18 de out. de 2019.
DANTAS, M. (org). Saramago: os pontos e a vista. Catálogo da exposição. São Paulo: Farol Santander, 2018.
LOPES, João Marques. Saramago – Biografia. São Paulo: Leya, 2010.
MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. Série Princípios. Ática: São Paulo, 1989.
___________. Ato presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016.
REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Porto, 2015.
__________. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.
SERRA, João Domingos. Uma família do Alentejo. Lisboa: Fundação José Saramago, 2010.
SODRÉ, Muniz. As Estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).