Narrativas de resistência da página #UERJResiste no Facebook em tempos de ódio às universidades públicas e à ciência
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.43079Keywords:
Movimentos Sociais em Rede, Arenas Públicas, Mídias Sociais, Etnografia, Universidade PúblicaAbstract
Nos últimos anos, as mídias sociais se notabilizaram como uma arena pública (CEFAÏ, 2011, 2017a, 2017b) marcada por uma guerra cultural que tomou conta da agenda social, sobretudo contra as Universidades Públicas. Neste artigo, buscamos discutir os desafios enfrentados para que os movimentos sociais se façam presentes nas mídias sociais, principalmente no Facebook. Neste sentido, analisamos particularmente as narrativas construídas pelo movimento de defesa da Uerj por meio da página #UERJResiste no Facebook, no primeiro trimestre de 2017. A partir de uma perspectiva antropológica, centrada na descrição etnográfica (LAPLANTINE, 2014), emergiram quatro categorias que serão aqui analisadas: políticas midiáticas, discurso do resistir, partilhas educativas e poéticas da identidade.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2008.
CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e de esperança: movimentos sociais na era da internet. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CEFAÏ, Daniel et al. (org.). Arenas Públicas: por uma etnografia da vida associativa. Niterói: EdUFF, 2011.
CEFAÏ, Daniel. Públicos, problemas públicos, arenas públicas... O que nos ensina o pragmatismo (parte I). Tradução Rosa Freire D’Aguiar. Novos estud. CEBRAP[online]., v. 36, n.1, p.187-213, Out. 2017a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/v36n1/1980-5403-nec-36-01-187.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
CEFAÏ, Daniel. Públicos, problemas públicos, arenas públicas... O que nos ensina o pragmatismo (parte II). Tradução Rosa Freire D’Aguiar. Novos estud. CEBRAP[online], São Paulo, v.36, n. 2, p.129-142, Out. 2017b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/v36n2/1980-5403-nec-36-02-129.pdf . Acesso em: 10 fev. 2020.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática para liberdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1967.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, mai-ago, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf Acessado em: 16 jun. 2020.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais no início do século XXI. Petrópolis: Vozes, 2003.
KEEN, Andrew. Vertigem digital. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
KRAMER, Adam; GUILLORY, Jamie E.; HANCOCK, Jeffrey T. Emotional contagion through social networks. Proceedings of the National Academy of Sciences Jun 2014, 111 (24) 8788-8790; DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1320040111
LEITÃO, Débora; e GOMES, Laura. Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões. Revista Antropolítica, Niterói, n. 42, p. 41-65, 1. sem. 2017. DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a546
LAPLANTINE, François. A Descrição Etnográfica. Traduzido por João Manuel Ribeiro Coelho e Sérgio Coelho. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulinas, 2013.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
REZNIK, Luis et al. 70 anos UERJ: 1950-2019. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019.
RIBEIRO, Ricardo. Autonomia Universitária em Tempos de Guerra Cultural. Revista da Faculdade de Direito da UERJ, Rio de Janeiro, n. 35, p. 1-20, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/rfd.2019.44010
SHAKYA, Holly B.; CHRISTAKIS, Nicholas A. Association of Facebook Use With Compromised Well-Being: A Longitudinal Study, American Journal of Epidemiology, Volume 185, Issue 3, 1 February 2017, Pages 203–211. DOI: https://doi.org/10.1093/aje/kww189
TROPIANO, André. Narrativas da Resistência: o movimento social em rede #UERJResiste no Facebook. Orientadora: Profa. Dra. Neiva Vieira da Cunha. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
UERJRESISTE. Página da Comunidade, 2016. Facebook: @Uerjresiste. Disponível em:
http://www.facebook.com/uerjresiste. Acesso em: 14 mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).