A invasão do cotidiano em O Invasor: música popular como referente legitimador do “real”
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9669Abstract
Este artigo discute o uso da música popular como um dos instrumentos que, ao acionar referentes que permeiam o cotidiano de forma direta, colabora com a representação da “realidade” em produtos audiovisuais que se inscrevem no campo da ficção. Como suporte a esta abordagem, o estudo destaca aqui o uso específico do rap no filme O Invasor (2001), de Beto Brant. Entre os autores utilizados para subsidiar nossa análise estão Anahid Kassabian e Jeff Smith.
Downloads
References
BECKER, Howard S. Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
CHION, Michel. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto&Grafia, 2008.
CHION, Michel. Un art sonore, le cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, coll. Essais, 2003.
CONTIER, A. D. “O Rap brasileiro e os Racionais MC´s”. In: Revista Eletrônica Scielo, 2005. Revista Eletrônica Scielo. p. 1-12, 2005.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro:
Editora UFRJ, 2000.
KASSABIAN, Anahid. Hearing Film: Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routledge, 2001.
LAPEDIS, Hilary. “Popping the question: the function and effect of popular music in cinema” In: Popular music - vol. 18/3, Cambridge University Press, 1999.
MACIEL, Katia A. “Mediações culturais no filme Invasor: Interseções entre a música e o cinema” In: Contracampo (UFF), v. 21, p. 217-230, 2010.
NAGIB, Lúcia. “A distopia urbana”. In: A utopia do cinema brasileiro: matrizes, nostalgias e distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 159-178.
SILVA, José C. Gomes. Rap na cidade de São Paulo: Música, Etnicidade e Experiência Urbana. Campinas, 1998: Tese (Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual de Campinas).
SMITH, Jeff. “Banking on film music: structural interactions of the film and record industries” In: DICKSON, Ray. Movie music - the film reader. London: Routledge, 2003.
SMITH, Jeff. “Did they mention music? Toward a theory of popular film music”In: The Sounds of Commerce: marketing popular film music. New York: Columbia University Press, 1998.
TELLA, Marco Aurélio Paz. “Reação ao estigma: o rap em São Paulo” In: Revista
Enfoques, Rio de Janeiro, v.5, p. 40-61, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).