A invasão do cotidiano em O Invasor: música popular como referente legitimador do “real”

Authors

  • Suzana Reck Miranda Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Henrique Terezani UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9669

Abstract

Este artigo discute o uso da música popular como um dos instrumentos que, ao acionar referentes que permeiam o cotidiano de forma direta, colabora com a representação da “realidade” em produtos audiovisuais que se inscrevem no campo da ficção. Como suporte a esta abordagem, o estudo destaca aqui o uso específico do rap no filme O Invasor (2001), de Beto Brant. Entre os autores utilizados para subsidiar nossa análise estão Anahid Kassabian e Jeff Smith.

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Author Biographies

Suzana Reck Miranda, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Suzana Reck Miranda é Professora Adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar e integra a Linha de Pesquisa “Narrativa Audiovisual” do PPGIS (Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som).

João Henrique Terezani, UFSCAR

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, onde desenvolve pesquisa sobre a configuração narrativa do silêncio no cinema de Júlio Bressane. Integrante do Grupo de Estudos do Som e da Música no Audiovisual (GESOMA).

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Published

2013-01-29

How to Cite

Miranda, S. R., & Terezani, J. H. (2013). A invasão do cotidiano em O Invasor: música popular como referente legitimador do “real”. Media and Everyday Life, 1(1), 5-23. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9669