A invasão do cotidiano em O Invasor: música popular como referente legitimador do “real”

Auteurs

  • Suzana Reck Miranda Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Henrique Terezani UFSCAR

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9669

Résumé

Este artigo discute o uso da música popular como um dos instrumentos que, ao acionar referentes que permeiam o cotidiano de forma direta, colabora com a representação da “realidade” em produtos audiovisuais que se inscrevem no campo da ficção. Como suporte a esta abordagem, o estudo destaca aqui o uso específico do rap no filme O Invasor (2001), de Beto Brant. Entre os autores utilizados para subsidiar nossa análise estão Anahid Kassabian e Jeff Smith.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Suzana Reck Miranda, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Suzana Reck Miranda é Professora Adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar e integra a Linha de Pesquisa “Narrativa Audiovisual” do PPGIS (Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som).

João Henrique Terezani, UFSCAR

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, onde desenvolve pesquisa sobre a configuração narrativa do silêncio no cinema de Júlio Bressane. Integrante do Grupo de Estudos do Som e da Música no Audiovisual (GESOMA).

Références

BECKER, Howard S. Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

CHION, Michel. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto&Grafia, 2008.

CHION, Michel. Un art sonore, le cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, coll. Essais, 2003.

CONTIER, A. D. “O Rap brasileiro e os Racionais MC´s”. In: Revista Eletrônica Scielo, 2005. Revista Eletrônica Scielo. p. 1-12, 2005.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro:

Editora UFRJ, 2000.

KASSABIAN, Anahid. Hearing Film: Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routledge, 2001.

LAPEDIS, Hilary. “Popping the question: the function and effect of popular music in cinema” In: Popular music - vol. 18/3, Cambridge University Press, 1999.

MACIEL, Katia A. “Mediações culturais no filme Invasor: Interseções entre a música e o cinema” In: Contracampo (UFF), v. 21, p. 217-230, 2010.

NAGIB, Lúcia. “A distopia urbana”. In: A utopia do cinema brasileiro: matrizes, nostalgias e distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 159-178.

SILVA, José C. Gomes. Rap na cidade de São Paulo: Música, Etnicidade e Experiência Urbana. Campinas, 1998: Tese (Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual de Campinas).

SMITH, Jeff. “Banking on film music: structural interactions of the film and record industries” In: DICKSON, Ray. Movie music - the film reader. London: Routledge, 2003.

SMITH, Jeff. “Did they mention music? Toward a theory of popular film music”In: The Sounds of Commerce: marketing popular film music. New York: Columbia University Press, 1998.

TELLA, Marco Aurélio Paz. “Reação ao estigma: o rap em São Paulo” In: Revista

Enfoques, Rio de Janeiro, v.5, p. 40-61, 2006.

##submission.downloads##

Publiée

2013-01-29