A invasão do cotidiano em O Invasor: música popular como referente legitimador do “real”
DOI :
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9669Résumé
Este artigo discute o uso da música popular como um dos instrumentos que, ao acionar referentes que permeiam o cotidiano de forma direta, colabora com a representação da “realidade” em produtos audiovisuais que se inscrevem no campo da ficção. Como suporte a esta abordagem, o estudo destaca aqui o uso específico do rap no filme O Invasor (2001), de Beto Brant. Entre os autores utilizados para subsidiar nossa análise estão Anahid Kassabian e Jeff Smith.
Téléchargements
Références
BECKER, Howard S. Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
CHION, Michel. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto&Grafia, 2008.
CHION, Michel. Un art sonore, le cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, coll. Essais, 2003.
CONTIER, A. D. “O Rap brasileiro e os Racionais MC´s”. In: Revista Eletrônica Scielo, 2005. Revista Eletrônica Scielo. p. 1-12, 2005.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro:
Editora UFRJ, 2000.
KASSABIAN, Anahid. Hearing Film: Tracking Identifications in Contemporary Hollywood Film Music. New York/London: Routledge, 2001.
LAPEDIS, Hilary. “Popping the question: the function and effect of popular music in cinema” In: Popular music - vol. 18/3, Cambridge University Press, 1999.
MACIEL, Katia A. “Mediações culturais no filme Invasor: Interseções entre a música e o cinema” In: Contracampo (UFF), v. 21, p. 217-230, 2010.
NAGIB, Lúcia. “A distopia urbana”. In: A utopia do cinema brasileiro: matrizes, nostalgias e distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 159-178.
SILVA, José C. Gomes. Rap na cidade de São Paulo: Música, Etnicidade e Experiência Urbana. Campinas, 1998: Tese (Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual de Campinas).
SMITH, Jeff. “Banking on film music: structural interactions of the film and record industries” In: DICKSON, Ray. Movie music - the film reader. London: Routledge, 2003.
SMITH, Jeff. “Did they mention music? Toward a theory of popular film music”In: The Sounds of Commerce: marketing popular film music. New York: Columbia University Press, 1998.
TELLA, Marco Aurélio Paz. “Reação ao estigma: o rap em São Paulo” In: Revista
Enfoques, Rio de Janeiro, v.5, p. 40-61, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).