Casamentos-relâmpago, busca de saúde e os abismos do fluxo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9675Abstract
O presente artigo busca investigar, a partir do boom dos casamentos-relâmpago de celebridades, os novos tipos de uniões amorosas contemporâneas, marcadamente de curta duração, cujos prazos parecem expirar com base em uma preocupação com a “saúde do relacionamento” e cotações em um mercado das relações. A partir da imersão em um fluxo amoroso, de trocas constantes de parceiros, pretende-se pensar os abismos de sentido nos quais os indivíduos contemporâneos são lançados, assim como a constituição de “redes amorosas”, em que se está ligado a muitos simultaneamente, mesmo que em estado de latência.
Downloads
References
BEZERRA, Benilton. “O ocaso da interioridade e suas repercussões sobre a clínica”. In: PLASTINO (org.). Transgressões. Rio de Janeiro: Ed. Contracapa, 2002; p. 229-239.
DELEUZE, Gilles. “Post-Scriptum sobre as sociedades de controle”. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida – SP: Ideias & Letras, 2010: p. 131-183.
FOUCAULT, Michel. “Poder-Corpo”, In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979; p.145-152.
FRANÇA, Vera. “‘A felicidade ao seu alcance’: que felicidade, e ao alcance de quem, afinal?”. In: FREIRE FILHO, João (Org.). Ser Feliz Hoje: Reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 213-226.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ROLNIK, Suely. “Toxicômanos de identidade: Subjetividade em tempo de globalização”. In: LINS, Daniel (org.). Cultura e Subjetividade. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.
SIBILIA, Paula. “Eu personagem e o pânico da solidão”. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008; p. 233-266.
SIBILIA, Paula. “A moral da pele lisa e a censura midiática da velhice: O corpo velho como uma imagem com falhas”. In: GOLDENBERG, Mirian. Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasieira, 2011; p. 83-108.
TAYLOR, Charles. Parte I, Capítulo 13: “A era da autenticidade”. Uma era secular. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008.
Revistas
MAZZUCCO, Samia. Istoé gente. São Paulo: Ed. Três, n. 637, 28 nov 2011.
BARCELLOS, Luciana. Quem acontece. São Paulo: Ed. Globo, n. 573, 02 set 2001.
Sites
Casamentos relâmpago, Famosidades. Disponível em: <http://entretenimento.br.msn.com/famosos/casamentos-rel%c3%a2mpago?page=0> Acesso em: nov 2011
Retrospectiva 2001: as separações do ano entre casais famosos, Gente Babado. Disponível em: <http://gente.ig.com.br/retrospectiva-2011-as-separacoes-do-ano-entre-casais-famosos/n1597413293453.html> Acesso em: dez 2011
Sinead O’Connor termina casamento depois de dezesseis dias, Gente Babado. Disponível em: <http://gente.ig.com.br/sinead-oconnor-termina-casamento-depois-de-dezesseis-dias/n1597439230996.html> Acesso em: dez 2011
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).