Paisagens auráticas em audiovisuais locativos
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9772Keywords:
audiovisual, mídias locativas, experiência estética, aura, memóriaAbstract
Neste texto apontamos alguns caminhos teórico-metodológicos para a análise de fenômenos estéticos que se originam através da interação entre o corpo, o espaço e a imagem em audiovisuais locativos, tendo como foco o desenvolvimento do conceito de paisagem aurática. Na primeira parte, buscamos construir um entendimento sobre a experiência estética a partir da articulação entre o conceito benjaminiano de aura e o de memória, oriundo da fenomenologia bergsoniana. Em seguida, como modo de operacionalizar a discussão teórica desenvolvida na primeira parte do trabalho, analisamos um trecho extraído do vídeo de divulgação do audiovisual locativo Nine Lives. A terceira e última parte do texto é então reservada para endereçarmos alguns apontamentos conclusivos sobre o conceito de paisagem aurática.
Downloads
References
AUMONT, Jacques. Lumière, “o útlimo pintor impressionista”. In: O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
BAZIN, André. Pintura e cinema. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.
BURCH, Nöel. “Nana” ou os dois espaços. In: BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2004.
______. Ante el Tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2005.
LOPES, 2014. Audiovisuais locativos: experiências estéticas com mídias computacionais móveis. In: BIEGING, Patrícia. AQUINO, Vitor (Org.). Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação. São Paulo: Pimenta Cultural.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).