A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9803Keywords:
comunicação, emoções, retórica, arquétiposAbstract
Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos.
Downloads
References
COSTA, Jorge Campos da. Filosofia da Lingüística, Filosofia da Ciência e Metateoria das Interfaces. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
JUNG, Carl Gustav. A dinâmica do inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
_____. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 7ª ed, 2011.
_____. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2008.
_____. Psicologia do Inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 19ª ed, 2011.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
STEIN, Murray. Jung: o mapa da alma: uma introdução. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
YOUNG, Skip Dine. A psicologia vai ao cinema: o impacto psicológico da sétima arte em nossa vida e na sociedade moderna. São Paulo: Cultrix, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).