PRÁTICAS SITUACIONISTAS EM PROJETOS ARTÍSTICOS DE MÍDIAS LOCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9816Keywords:
mídias locativas, situacionismo, deriva, détournementAbstract
Apesar de despontarem envolvidos por uma aura de ineditismo, frequentemente projetos artísticos contemporâneos chamam a atenção não pelo nível de inovação que se pode atribuir às suas qualidades expressivas e performativas, mas, por outro lado, por recuperarem e darem nova roupagem a propostas estéticas amplamente exploradas por movimentos de vanguarda do passado. Com base nesta premissa e tendo como ponto de partida a observação de projetos de arte e tecnologia que empregam em seu processo produtivo o uso de meios locativos digitais, propomos neste texto debater a atualidade das técnicas de détournement e deriva desenvolvidas e praticadas pelos integrantes do movimento de vanguarda Internacional Situacionista, que atuou principalmente na Europa entre as décadas de 50 e 60.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: __________________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DEBORD, Guy. Introdução a uma crítica da geografia urbana. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003a.
_____________. Relatório sobre a construção de situações e sobre as condições de organização e de ação da tendência situacionista internacional. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003b.
_____________. Teoria da deriva. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003c.
DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. Um guia para usuários do deturnamento. In: ROSAS, Ricardo; SALGADO, Marcus. Recombinação. Rizoma.net, 2002.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Definições. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
MANOVICH, Lev. Avant-garde as software. Art Nodes. Los Angeles: University of California, 1999.
PARASKEVOPOULOU, Olga.; CHARITOS, Dimitris; RIZOPOULOS, Charalampos. Práticas artisticas basadas en la localización que desafían la noción tradicional de cartografia. Artnoes, nº 8, dezembro de 2008. Disponível em: . Acesso em 4 de julho de 2013.
SHEPARD, Mark. Serendipitor. 2013. Disponível em: <http://serendipitor.net/site/> Acesso em: 05 de julho de 2013.
TUTERS, Mark; VARNELIS, Kazys. Beyond Locative Media: Giving Shape to the Internet of Things. Leonardo. vol. 39, n.º 4, 2006, p. 357-326.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).