HOMOSSEXUALIDADE E ALTERIDADE: uma análise bakhtiniana das Paradas Gays
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9819Keywords:
Parada gay, Bakhtin, Carnavalização.Abstract
O artigo analisa a condição homossexual e as Paradas Gays à luz do conceitual bakhtiniano. Parte-se de um breve panorama sobre a situação dos homossexuais no mundo, na sociedade e na mídia, em que se verifica a negação de suas singularidades no constituinte jogo ontológico da alteridade. Em seguida, o artigo discute as Paradas Gays enquanto atos de enunciação coletiva e coloca em questão se seu tom festivo anula seu caráter de ato político. A partir do conceito de carnavalização em Bakhtin, conclui-se vir precisamente daí sua força libertária, libertadora e emancipadora.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1993
____, Mikhail. Toward a philosophy of act. Austin: University of Texas Press, 1993.
____, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
____, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 1990.
____, Mikhail.[Volochnov]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1987.
____, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Univ., 1981.
FACCHINI, Regina; FRANÇA, Isadora L. & VENTURI, Gustavo. Sexualidade, cidadania e homofobia : pesquisa 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo – 2006. São Paulo: APOGLBT, 2007. Disponível em: http://www.paradasp.org.br/download/Livrojunho07.zip, consultado em 25/07/2007.
MACHADO, Frederico V. & PRADO, Marco Aurélio M. Visibilidade, Sexualidade e Cidadania na Parada do Orgulho GLBT de Belo Horizonte. Disponível em http://www.sociologia.ufsc.br/npms/frederico_viana.pdf, consultado em 24/07/2007
SILVA, Hélio R.S. Travesti: a invenção do feminino. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ISER, 1993.
SILVA, Rose & ACKERMANN, Luciana. A estupidez da intolerância. Revista Fórum, nº 3, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).