O anônimo na política: uma introdução ao problema do anonimato nos estudos de comunicação

Authors

  • Eduardo Yuji Yamamoto Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Guilherme de Freitas Vilas Boas Gomes Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9862

Keywords:

Black Bloc, Anonymous, Biopolítica, Análise de Conteúdo

Abstract

O objetivo deste texto é refletir sobre o anonimato enquanto figura política capaz de reorganizar a estrutura de poder contemporânea tendo como referência a produção de imagens de dois grupos ativistas: black blocs São Paulo e Anonymous Brasil. O anonimato enquanto figura política é aqui definida como discursividade genérica e antigovernista que, no interior de uma multiplicidade, é capaz de articular a dispersão e produzir um vetor de força contra hegemônico. Por se tratar de um estudo preliminar e exploratório, utilizou-se a análise de conteúdo para compreender a extensão do anonimato nas produções visuais de cada grupo, bem como para identificar singularidades. Ao final, o texto especula sobre a possibilidade de uma nova composição de força nas condições históricas atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru/SP). Graduação em Comunicação Social e Especialização em Comunicação Popular e Comunitária, ambas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Tem experiência em rádio e TV (educativa e comunitária) e projetos de extensão univesitária (com financiamento externo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná). Atualmente é Professor Adjunto B da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR), onde é também pesquisador atuando nos seguintes temas: experiências comunicacionais voltadas à prática da cidadania; sociabilidade; comunicação política e epistemologia da comunidade.

Guilherme de Freitas Vilas Boas Gomes, Unicentro

7º. semestre do Curso de Comunicação Social – hab. Publicidade e Propaganda, Unicentro

References

ANTOUN, Henrique. Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COLEMAN, E. Gabriella. Anonymous: From the Lulz to Collective Action. The New Everyday, 06 abr. 2011. Disponível em: http://mediacommons.futureofthebook.org/tne/pieces/anonymous-lulz-collective-action. Acesso em 12 jul. 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 03. Trad. Aurélio Guerra Neto et alii. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

DUPUIS-DÉRI, Francis. Black Blocs. São Paulo: Veneta, 2014.

GARCÉS, Marina. La fuerza anonima del rechazo, prólogo da versão espanhola de “Escritos políticos”, de Maurice Blanchot, 2010. Disponível em: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=121613. Acesso em: 13 jul. 2017.

GLOBO. Seattle, 1999: black blocs promovem destruição em protestos contra a OMC. O Globo. 09 de out., 2013. Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/emdestaque/seattle-1999-black-blocs-promovem-destruicao-em-protestos-contra-omc-10310652#ixzz4me30xml5stest. Acesso em 12 jul. 2017.

MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html>. Acesso em 10 fev. 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

SAFATLE, Vladimir. Quando as ruas queimam: manifesto pela emergência. São Paulo: N-1 edições, 2016.

SODRÉ, Muniz. Sobre a epistème comunicacional. Revista Matrizes, São Paulo, Ano 01, v. 01, n. 01, p. 15-26, 2007.

Published

2018-05-04

How to Cite

Yamamoto, E. Y., & Gomes, G. de F. V. B. (2018). O anônimo na política: uma introdução ao problema do anonimato nos estudos de comunicação. Media and Everyday Life, 12(1), 60-81. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9862