O anônimo na política: uma introdução ao problema do anonimato nos estudos de comunicação

Auteurs

  • Eduardo Yuji Yamamoto Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Guilherme de Freitas Vilas Boas Gomes Unicentro

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https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9862

Mots-clés:

Black Bloc, Anonymous, Biopolítica, Análise de Conteúdo

Résumé

O objetivo deste texto é refletir sobre o anonimato enquanto figura política capaz de reorganizar a estrutura de poder contemporânea tendo como referência a produção de imagens de dois grupos ativistas: black blocs São Paulo e Anonymous Brasil. O anonimato enquanto figura política é aqui definida como discursividade genérica e antigovernista que, no interior de uma multiplicidade, é capaz de articular a dispersão e produzir um vetor de força contra hegemônico. Por se tratar de um estudo preliminar e exploratório, utilizou-se a análise de conteúdo para compreender a extensão do anonimato nas produções visuais de cada grupo, bem como para identificar singularidades. Ao final, o texto especula sobre a possibilidade de uma nova composição de força nas condições históricas atuais.

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Bibliographies de l'auteur

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru/SP). Graduação em Comunicação Social e Especialização em Comunicação Popular e Comunitária, ambas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Tem experiência em rádio e TV (educativa e comunitária) e projetos de extensão univesitária (com financiamento externo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná). Atualmente é Professor Adjunto B da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR), onde é também pesquisador atuando nos seguintes temas: experiências comunicacionais voltadas à prática da cidadania; sociabilidade; comunicação política e epistemologia da comunidade.

Guilherme de Freitas Vilas Boas Gomes, Unicentro

7º. semestre do Curso de Comunicação Social – hab. Publicidade e Propaganda, Unicentro

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Publiée

2018-05-04