Cante, passarinho: gênero, normatividade e violência a partir da abordagem da personagem Sansa Stark em fanfictions
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10055Palabras clave:
Gênero, Normatividade, Violência, Game of Thrones, Fanfictions.Resumen
O presente estudo objetiva analisar a abordagem da personagem Sansa Stark em fanfictions publicadas no site Spirit Fanfiction (https://www.spiritfanfiction.com) e, dessa forma, refletir acerca da normatização de gênero e da legitimação da violência. Com enfoque nas narrativas produzidas por fãs e publicadas no referido site, o estudo terá como metodologia a Análise de Conteúdo, a partir do recurso de Análise Categorial proposto por Bardin (2011). Em termos teóricos, haverá o entrelaçamento entre os conceitos normatividade, performatividade do gênero e violência, tendo como base a contribuição de autores como Judith Butler (2001, 2010), Pierre Bourdieu (1999) e Henry Jenkins (2009), com o fim de averiguar como o coletivo, aqui representado pelos fãs que elaboraram as fanfictions e seus leitores, reproduz as diretrizes de gênero existentes.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.
________, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001. p.151-172.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Ficção, Comunicação e Mídias. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Alpeh, 2009.
MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos. Livro um. São Paulo: Leya, 2012.
_______, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis. Livro dois. São Paulo: Leya, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).