Imágenes Ciudadanas: la participación de Bem TV en la estimulación de la ciudadanía
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.51723Palabras clave:
Comunicación Comunitaria, Sociedad del Espectáculo, TV Comunitaria, Bem TVResumen
El objetivo de este artículo es observar cómo se estimula la ciudadanía a través del análisis del caso concreto de una TV comunitaria ya tradicional en el Estado de Río de Janeiro: Bem TV. El artículo se divide en tres apartados: una contextualización del aspecto audiovisual en la contemporaneidad, relacionándolo con el concepto de Sociedad del Espectáculo, de Guy Debord; una discusión sobre los televisores comunitarios y sus principales características, a partir del trabajo de investigación de Raquel Paiva, Cicilia Peruzzo y Muniz Sodré, destacando los televisores comunitarios en red como un elemento reciente; el análisis de una muestra de la producción audiovisual de Bem TV, de Niterói, basada en su canal de Youtube, a través de la selección y el análisis del contenido de cuatro vídeos publicados en 2018 (año de elecciones presidenciales y amplio debate sobre temas sociales) y tres videos más antiguos (de un periodo anterior a la producción específicamente centrada en el canal en cuestión). La metodología utilizada es el caso de estudio (con análisis de contenido de los vídeos seleccionados). Los resultados muestran el estímulo a la discusión de temas fundamentales para la construcción de una relación ciudadana comunitaria, inclusiva y dialógica.
Descargas
Citas
ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
_____. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
COGO. Denise Maria. No ar... uma rádio comunitária. São Paulo: Paulinas, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo/ Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 2006.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Situacionista: Teoria e prática da Revolução. São Paulo: Conrad Ed. do Brasil, 2002. – (Coleção Baderna)
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
_____. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2006, p. 119-147.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa: Gradiva, 2003. – (Coleção Trajectos)
NUNES, Marcia Vidal. Rádios comunitárias: exercício da cidadania na estruturação dos movimentos sociais. In: PAIVA, Raquel (org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007, p. 95-118.
PAIVA, Raquel. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2003.
_____. Para reinterpretar a comunicação comunitária. In: PAIVA, Raquel (org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007, p. 133-148.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Televisão comunitária: dimensão pública e participação cidadã na mídia local. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SILVA, Juremir Machado da. Depois do espetáculo (reflexões sobre a Tese 4 de Guy Debord). In: GUTFREIND, Cristiane Freitas; SILVA, Juremir Machado da (orgs.). Guy Debord: antes e depois do espetáculo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, p. 31-42.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2002.
_____. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. – 3ª ed. – Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2005.
_____. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2014.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. 9 ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2008.
WARBURTON, Nigel. Uma breve história da filosofia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).