Assessoria de Imprensa em Instituições Religiosas: mecanismos profissionais versus proselitismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9681Resumen
Ao agir por meio da assessoria de imprensa, as instituições religiosas constroem alicerces pela comunicação profissional, planejada e estratégica e, agregam valor aos públicos ao mostrar a sua imagem e suas ações e também ao discutir projetos. A incorporação das ferramentas comunicacionais disponíveis na assessoria de imprensa é um dos mecanismos que torna possível ampliar o vínculo e a participação social das instituições religiosas através da mídia, fortalecendo a identidade da instituição e fundamentando os relacionamentos com a comunidade na qual ela está inserida. Dessa maneira, as ações eclesiais não ficam atreladas apenas ao proselitismo, que em muitos casos atinge o patamar de “guerra santa” midiatizada nos veículos de comunicação brasileiros.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. A construção de sentidos sobre “quem somos e “como somos vistos”. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusora Editora, 2008.
ASHELY, Patricia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, SP: Saraiva, 2005.
BARBALHO, Alexandre. Cidadania, Minorias e Mídia: ou algumas questões postas ao liberalismo. In: BARBALHO, Alexandre; PAIVA, Raquel (Org.). Comunicação e Cultura das Minorias. São Paulo, SP: 2005.
BERGE, Christa. Tensão entre os campos religioso e midiático. In: ENDO, Ana Claudia Braun.; GOBBI, Maria Cristina.; MELO, José Marques de. (Org.). Mídia e Religião na Sociedade do Espetáculo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2003.
____________________. A comunicação como inteligência empresarial competitiva. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação Organizacional, vol.1: Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Comunicação Religiosa: dos modelos marxistas aos modelos neoliberais na análise do uso religioso dos meios de comunicação de massa no Brasil. In: GOBBI, Maria Cristina; KUNSCH, Waldemar Luiz; MELO, José Marque de. (Org.). Matrizes Comunicacionais Latino-Americanas: Marxismo e Cristianismo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2002.
DRUCKER, Peter F. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. São Paulo: Cengage Learning, 2006.
DUARTE, Jorge e FARIA, Armando Medeiros de. Media-training: capacitando fontes e porta-vozes. In: DUARTE, Jorge. (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011.
ENRÍQUEZ, Carlos Sotelo. Introducción a la comunicación institucional. Barcelona, Espanha: Ariel Comunicácion, 2001.
FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de Assessoria de Comunicação. Brasília, DF: FENAJ, 2007.
FERRARETTO, Luiz Artur e KOPPLIN, Elisa. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.
FONSECA, Alexandre Brasil. Cidadania e Justiça na formação de recursos humanos para a mídia. In: ENDO, Ana Claudia Braun.; GOBBI, Maria Cristina.; MELO, José Marques de. (Org.). Mídia e Religião na Sociedade do Espetáculo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
GOMES, Pedro Gilberto. Comunicação, Cultura e Mediações: Jesús Martín-Barbero e o Brasil. In: DIAS, Paulo da Rocha e MELO, José Marque de. (Org.). Comunicação, Cultura, Mediações: O percurso intelectual de Jesús Martín-Barbero. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 1999.
IASBECK, Luis Carlos Assis. Identidade organizacional e a construção dos discursos institucionais. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação Organizacional, vol.2:Linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009.
JOSGRILBERG, Fabio B. Admirable commercium: Religião e comunicação no período técnico-científico-informacional. In: ENDO, Ana Claudia Braun.; GOBBI, Maria Cristina.; MELO, José Marques de. (Org.). Mídia e Religião na Sociedade do Espetáculo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
KUNSCH, Waldemar Luiz. Gênese e desenvolvimento do campo profissional e acadêmico das relações públicas no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: uma perspectiva abrangente e inovadora na proposta de inter-relacionamento organizacional. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusora Editora, 2008.
NASSAR, Paulo. A comunicação como valor estratégico. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusora Editora, 2008.
OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação pública e as estratégias de relações públicas nas alianças intersetoriais. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira. Nós temos o que você precisa: uma reflexão sobre a religiosidade midiática na sociedade de consumo. In: ENDO, Ana Claudia Braun.; GOBBI, Maria Cristina.; MELO, José Marques de. (Org.). Mídia e Religião na Sociedade do Espetáculo. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
PINHO, José Benedito. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo: Summus, 1990.
SALVATORE, Vilu. A Racionalidade do terceiro setor. In: VOLTOLINI, Ricardo. (Org.). Terceiro Setor: planejamento & gestão. São Paulo: Editora Senac, 2004.
VALSANI, Flávio. Comunicação institucional. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusora Editora, 2008.
VOLTOLINI, Ricardo. Marketing, uma ferramenta útil para o terceiro setor. In: VOLTOLINI, Ricardo. (Org.). Terceiro Setor: planejamento & gestão. São Paulo: Editora Senac, 2004.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).