Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”

Autores

  • Filipe Mostaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fausto Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ronaldo George Helal Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9710

Resumo

O presente artigo analisa o filme inicial da campanha “Ouse ser Brasileiro”, da empresa Nike, produzido especialmente para a Copa do Mundo 2014. Abordaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930, bem como o surgimento do discurso do futebol-arte como algo intrínseco ao brasileiro. Adiante, trataremos das questões de consumo relacionadas ao futebol-arte, nos baseando na ideia que consumir é buscar pertencer, estar alinhado a um estilo, ou determinado grupo social. Por fim, identificaremos como a nova campanha da empresa recupera as narrativas míticas do futebol-arte.

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Biografia do Autor

Filipe Mostaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj). Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e Especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC (2012). Membro do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq, e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: filipemostaro@hotmail.com.

Fausto Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do PPGCom da Uerj, com bolsa Faperj; mestre pela mesma instituição, com bolsa Capes membro do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq, e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: faustoarp@hotmail.com. Endereço Eletrônico: www.comunicacaoeesporte.com

Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do PPGCom/Uerj e da Faculdade de Comunicação Social da Uerj; pesquisador do CNPq; coordenador do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura” e do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Email: rhelal@globo.com. Endereço Eletrônico: www.comunicacaoeesporte.com

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Publicado

2014-09-03

Como Citar

Mostaro, F., Amaro, F., & Helal, R. G. (2014). Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”. Mídia E Cotidiano, 4(4), 105-122. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9710