“Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem

Autores/as

  • Marcelo Eduardo Leite Universidade Federal do Cariri
  • Leylianne Alves Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767

Palabras clave:

O Cruzeiro, Migrantes nordestinos, Fotorreportagem, Revistas ilustradas

Resumen

A união entre fotografia e texto gera uma narrativa que proporciona às revistas ilustradas o poder de guardar parcelas da história de um grupo social. A revista O Cruzeiro, após reformulações editorias, publicou fotorreportagens para as quais os repórteres se lançavam pelo Brasil e buscavam personagens e acontecimentos distantes dos leitores. Este é o caso da reportagem “Uma tragédia brasileira, os paus de arara”, publicada em 1955. Mário de Moraes e Ubiratan de Lemos registram a viagem que realizaram junto aos migrantes nordestinos em busca do Sul do país. A narrativa nos apresenta personagens e fatos que permeiam a migração naquele momento. Mais de sessenta anos após a sua publicação, a reportagem se mostra um documento que reconstrói não apenas uma viagem, mas também parte do que está por trás daquele processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Eduardo Leite, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela UNESP. Doutor em Multimeios pela Unicamp. Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Cariri.

Leylianne Alves Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação pela UNB e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG.

Citas

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BURGI, Sérgio. O Fotojornalismo Humanista em O Cruzeiro. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.

CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. São Paulo: Senac, 2001.

COSTA, Helouise. A Invenção da Revista Ilustrada. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.

FREUND, Gisèle. La fotografia como documento Social. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.

JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. “Imagem fotográfica e imaginário social”. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro: UFRJ (v.9, n.2, agosto-dezembro), 2006.

KAZ, Leonel; JABOR, Arnaldo. O olho da Rua: o Brasil nas fotos de José Medeiros. Rio de Janeiro: Aprazível, 2006.

KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. São Paulo: Campus Elsevier, 2011.

LEITE, Marcelo Eduardo; SILVA, Carla Adelina Craveiro. Imagens Múltiplas: algumas considerações sobre a (s) Fotografia (s) do século XIX. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 6, p. 1-14, 2012.

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonseca. Fotografia no Brasil – Um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

MORAES, Mário de. Luz de Vela. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.

MUNTEAL, Oswaldo; LARISSA, Grandi. A Imprensa na História do Brasil. Fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Desiderata, 2005.

NEWHALL, Beaumont. História da Fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.

PEREGRINO, Nadja Fonseca. O Cruzeiro: a revolução da fotorreportagem. Rio de Janeiro: Dazibao, 1991.

##submission.downloads##

Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Leite, M. E., & Vieira, L. A. (2016). “Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem. Medios Y Cotidiano, 8(8), 59-79. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767

Número

Sección

Artigos Seção Temática