CORRA! E AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS NA DIÁSPORA: PARA UMA DISCUSSÃO EDUCACIONAL
DOI :
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27139Mots-clés :
identidade negra, relações inter-raciais, educação.Résumé
Este texto analisa a relação existente entre identidade do homem negro e relações inter-raciais a partir do filme Corra!. O objetivo foi verificar como a identidade do homem negro é subalternizada em um contexto de hegemonia branca. Primeiro são apresentadas considerações sobre identidade e masculinidade negra, com destaque para aspectos de raça e classe. Em seguida, o texto trata de tensões vividas pelos homens negros em relações inter-raciais. A terceira parte é dedicada a uma interpretação do filme, a partir dos pressupostos teóricos, seguida de sugestões para uso em sala de aula. Corra! serve como metáfora para o espaço de subalternidade muitas vezes ocupado pelo homem negro em relações inter-raciais nas sociedades racialmente hierarquizadas, como a brasileira; e portanto pode ser utilizado como texto para discussões em disciplinas de educação das relações étnico-raciais.
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