CORRA! E AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS NA DIÁSPORA: PARA UMA DISCUSSÃO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27139

Palavras-chave:

identidade negra, relações inter-raciais, educação.

Resumo

Este texto analisa a relação existente entre identidade do homem negro e relações inter-raciais a partir do filme Corra!. O objetivo foi verificar como a identidade do homem negro é subalternizada em um contexto de hegemonia branca. Primeiro são apresentadas considerações sobre identidade e masculinidade negra, com destaque para aspectos de raça e classe. Em seguida, o texto trata de tensões vividas pelos homens negros em relações inter-raciais. A terceira parte é dedicada a uma interpretação do filme, a partir dos pressupostos teóricos, seguida de sugestões para uso em sala de aula. Corra! serve como metáfora para o espaço de subalternidade muitas vezes ocupado pelo homem negro em relações inter-raciais nas sociedades racialmente hierarquizadas, como a brasileira; e portanto pode ser utilizado como texto para discussões em disciplinas de educação das relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela UFPR; docente e pesquisador na UEG - Formosa.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

dos Santos, W. O. (2018). CORRA! E AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS NA DIÁSPORA: PARA UMA DISCUSSÃO EDUCACIONAL. Mídia E Cotidiano, 12(3), 275-292. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27139