(Entre)laçamentos: a imagem e o (entre)lugar da/na Educação Estética
DOI :
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48755Mots-clés :
Educação Estética, Imagem, (Entre)lugar, (Entre)laçamentosRésumé
O objetivo desse artigo é compreender o (entre)lugar, o qual tem seu ponto de intersecção na imagem/obra e na educação estética. Temos vivido há algum tempo sob o signo do hibridismo na imagem e na educação estética, o que implica passagem atemporal e um caos nas materialidades. Ou seja, um processo contínuo de (re)interpretação e mesmo de (re)invenção da existência humana na tentativa de nos mantermos vivos em nossos pensares e sentires. Com abordagem bibliográfica/narrativa a pretensão é apresentar a imagem e a educação estética (entre)laçadas nas fronteiras da não verdade e no subterrâneo dos deslocamentos, das incertezas e das subjetividades, que caminham no obscuro campo da estética. A imagem esconde-se e (re)aparece em múltiplos sentidos redesenhando nossa compreensão e não-compreensão. Nesse território (des)conhecido se atravessam as relações éticas, estéticas e educacionais, (re)significadas nos processos de sensibilidades de si, do outro e do imprevisível mundo em que habitamos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagem. Tradução: Luciana A. Penna. Campinas, SP: Papirus, 1997.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. Porto Alegre: Unisinos, Aldus 18, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo. EDUSP. 2003.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1974. (Estudos, 35).
_______. Diferença e Repetição [online]. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado, 1988. Disponível em: https://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/DELEUZE-G.- Diferenca-e-repeticao1.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
_______. Conversações, 1972-1990. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. (Coleção TRANS).
_______.; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.
_______. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
_______. Proust e os signos. 2. ed. Tradução Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
_______.; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia 2. Vol. 1. 2. ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2010.
DUARTE JR., João-Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.
_______. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 1991.
_______. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464. Acesso em: 06 jan. 2019.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 71-74.
FRAYZE-PEREIRA, João A. A dimensão estética da experiência do outro. Pro-posições, São Paulo, v. 15, n. 1 (43), p. 19-25, jan./abr. 2004.
FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, Dor: inquietudes entre Estética e Psicanálise. 2. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010.
HAAR, Michael. A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Tradução: Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIEFEL, 2000. (Coleção Enfoques. Filosofia).
KOHAN, Walter O. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. Tradução: Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KRAUSS, Rosalind. Perpetual Inventory. Cambridge, Massachusetts: MIT
Press, 2010.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 135, jan/abr. 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 5. ed. Tradução: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (Coleção Educação: experiência e sentido).
MALDONATO, Mauro. Passagens do tempo. Tradução: Roberta Barni. São Paulo: Edições SESC SP, 2012.
MEIRA, Marly Ribeiro. O sentido de aprender pelos sentidos. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; BOHN, Letícia Ribas Diefenthaeler. Arte/educação: Ensinar e aprender no ensino básico. Joinville, SC: Editora Univille, 2014, p. 53 - 62.
MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na Ação Pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PARSONS, Michael J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Tradução: Ana Luíza Faria. Lisboa: Presença, 1992.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. 6. ed.. Porto Alegre, Mediação, 2011.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SILVA, Carla Clauber da. Experiência e amorosidade: abrindo caminhos para a pesquisa. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 14, n. 1, p.7-28, jan. /abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p7-28. Acesso em: 6 jan. 2019.
RICOEUR, Paul. Temps et récit. Paris: Tome II Éditions du Seuil, 1984.
_______. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.
_______. Ética e Moral. Tradução de António Campelo Amaral. Covilhã: LusosoFia, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução: Mônica Costa Nctto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus. 2003.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Tradução: Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1989.
STAMM, Eliana. Obra s/título, 1984. Escultura em argila terracota.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).