Corpo feminino, envelhecimento e Indústria Cultural: uma análise de propaganda à luz da Teoria Crítica

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DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.51624

Mots-clés :

Indústria cultural, Corpor feminino, Propaganda, Envelhecimento

Résumé

É comum que as mulheres sintam desconforto com a aparência de seus corpos ao notarem o envelhecimento da pele. Há aquelas que lutam pela beleza desde a juventude e que nunca conseguiram conceber o envelhecimento como um processo natural e também as que, com o passar dos anos, desenvolveram a negação da velhice pela perda dos atributos físicos valorizados socialmente. A dificuldade de autoaceitação é potencializada pela Indústria Cultural que, ao prometer uma vida plena e feliz, conduz as pessoas à generalização e ao consumo alienado. Este artigo, de caráter qualitativo e documental, analisa, a partir da Teoria Crítica, a propaganda de Cicatricure Gold Lift, um produto de rejuvenescimento facial, veiculada em 2020, no Brasil. Por meio de recursos estéticos e da fetichização da ciência, a propaganda intenta não somente convencer o espectador ao consumo do produto, mas difunde a ideia de que o envelhecimento natural da pele é um processo triste e doloroso.

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Viviane Soares Vilasanti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Educação e Sociedade - TCEducS

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela UFSCar, é Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Paranaíba. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas.  

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2022-01-19 — Mis(e) à jour 2022-01-27

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Soares Vilasanti, V., & Marsiel Pacífico. (2022). Corpo feminino, envelhecimento e Indústria Cultural: uma análise de propaganda à luz da Teoria Crítica. Mídia E Cotidiano, 16(1), 179-200. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.51624 (Original work published 19 janvier 2022)