A individualização das pautas no jornalismo cultural impresso
DOI :
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9691Résumé
O jornalismo cultural está inserido no processo industrial de produção de notícias, o que torna seu conteúdo sujeito à lógica do mercado. Além desse filtro, algumas manifestações artísticas são deixadas de fora da editoria de cultura, em virtude da forma individual do jornalista, representada pela figura do editor do caderno, que sobrepõe seu interesse e gosto pessoal à noção de cultura como algo plural. Assim, a repetição no jornalismo cultural se caracteriza pela difusão de temas consagrados pelo mercado cultural. Diante do exposto, busca-se lançar um olhar sobre o jornalismo cultural a partir do conceito de cultura e da teoria do gatekeeper. Quanto à metodologia, a análise de conteúdo é usada para identificar as pautas das editorias de cultura dos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba, no período de 15 a 31 de março de 2013.Téléchargements
Références
ARAÚJO, Maria de Fátima S. História e ideologia da imprensa na Paraíba: dados históricos e técnicos, João Pessoa: A União Cia. Editora, 1983.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
GOMES, Fábio. Jornalismo cultural. Brasileirinho Produções: 2009. Disponível em:
<http://www.jornalismocultural.com.br/jornalismocultural.pdf>Acesso em: 18 abr. 2013.
LAGE, Nilson. Reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 6.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LIMA, Luciano Mendonça de. História e poder nas páginas de um jornal: 1971/2011.
Artigo postado no site da Universidade Federal de Campina Grande, no hiperlink Mais notícias. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?
codigo=12875> . Acesso em 15 Abr. 2013.
MAGALHÃES, Marina. Polarizações do jornalismo cultural. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2008.
PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura? 16 ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.
SEGURA, Aylton; GOLIN, Cida; ALZAMORA, Geane. O que é jornalismo cultural. In: Adriana AZZOLINO et al.. (Org.). Mapeamento do ensino de jornalismo cultural no Brasil em 2008. São Paulo: Itaú Cultural, 2008, p. 70-80.
SOUZA, Jorge Pedro. Teorias da notícia e do jornalismo. Chapecó: Argos, 2002.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo - Porque as Notícias São Como São V. 1. Florianópolis: Insular, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).