A individualização das pautas no jornalismo cultural impresso

Autores

  • Andréa Karinne Albuquerque Maia Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9691

Resumo

O jornalismo cultural está inserido no processo industrial de produção de notícias, o que torna seu conteúdo sujeito à lógica do mercado. Além desse filtro, algumas manifestações artísticas são deixadas de fora da editoria de cultura, em virtude da forma individual do jornalista, representada pela figura do editor do caderno, que sobrepõe seu interesse e gosto pessoal à noção de cultura como algo plural. Assim, a repetição no jornalismo cultural se caracteriza pela difusão de temas consagrados pelo mercado cultural. Diante do exposto, busca-se lançar um olhar sobre o jornalismo cultural a partir do conceito de cultura e da teoria do gatekeeper. Quanto à metodologia, a análise de conteúdo é usada para identificar as pautas das editorias de cultura dos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba, no período de 15 a 31 de março de 2013.

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Biografia do Autor

Andréa Karinne Albuquerque Maia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas Audiovisuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: andreakarinne@gmail.com. Graduada em Comunicação Social nas habilitações Relações Públicas e Jornalismo (UFPB). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública (UEPB). Pesquisadora filiada à Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, à Rede Folkcom e ao Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo – GRUPECJ (PPGC/UFPB).

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Maia, A. K. A. (2013). A individualização das pautas no jornalismo cultural impresso. Mídia E Cotidiano, 3(3), 337-354. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9691