Leitura e consumo de livros, no Brasil, em tempos de COVID-19
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52556Mots-clés:
Consumo, Leitura, Mercado editorial, Indústria do livro, COVID-19Résumé
O presente estudo reúne um levantamento com leitores e consumidores de livros durante a epidemia de Covid-19, considerando-se a coleta de dados a partir de respondentes universitários do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. O levantamento, em conjunto com análise proveniente de pesquisas do setor, traça um panorama com resultados disruptivos em virtude de hábitos adquiridos de março do ano de 2020 a setembro do ano seguinte.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS LIVRARIAS (ANL); GFK. Mercado do livro no Brasil/ Números do setor. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.anl.org.br/v1/numeros-do-setor/ >. Acesso em 11 dez. 2021.
BARBIER, Frédéric. A Europa de Gutenberg: o livro e a invenção da modernidade ocidental (Séculos XIII-XVI). São Paulo: Edusp, 2018.
BARCELLOS, Marília de Araujo (coord). Leitura e consumo de livros na Facos, projeto de pesquisa, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2021.
BUENO, Mariana. O livro como elemento do desenvolvimento socioeconômico. In: LOUZADA, Daniel (org.). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO (CBL); SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVRO (SNEL); NIELSEN. Pesquisa produção e vendas no setor editorial brasileiro. São Paulo, 2020. Disponível em <https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 10 nov. 2021.
COHEN, Philip N. Opinion: Generation labels mean nothing. It’s time to retire them. The Washington Post, Washington, DC, 7 jun. 2021. Disponível em <https://www.washingtonpost.com/opinions/2021/07/07/generation-labels-mean-nothing-retire-them/>. Acesso em 8 jan. 2022.
DORSEY, Jason; VILLA, Denise. Zconomy: como a geração Z vai mudar o futuro dos negócios – e o que fazer diante disso. Rio de Janeiro: Agir, 2021.
ENDO, Whaner. Olhar digital - Um mapa editorial para avaliar a presença do livro digital no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., GP PRODUÇÃO EDITORIAL, 2021, Virtual. Anais...Virtual: Intercom, 2021. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/20213>. Acesso em 10 nov. 2021.
FAILLA, Zoara. O brasileiro que lê, lê o quê? In: LOUZADA, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
GURBANOV, Bernardo. Mais respiradores e menos tributos para as livrarias do Brasil. In: LOUZADA, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em 12 dez. 2021.
LOBÃO, Luis; ZILLI, Carlos. A Jornada da transformação digital. São Paulo: Lamonica, 2020.
MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de vida. Rio de Janeiro: Bertrand, 2020.
NETO, Leonardo. Maio foi melhor do que abril. Ainda assim, varejo de livro registra queda de 33%. PublishNews, São Paulo, 2 jun. 2020. Disponível em < https://www.publishnews.com.br/materias/2020/06/02/maio-foi-melhor-do-que-abril.-ainda-assim-varejo-de-livro-registra-queda-de-33>. Acesso em 1 dez. 2021.
PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Portal do MEC, Brasília, 3 de dez. de 2019. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil>. Acesso em 29 dez. 2021.
% da geração Z preferem empresas com práticas sustentáveis, diz pesquisa. Poder 360, Brasília, 5 set. 2021. Disponível em <https://www.poder360.com.br/pesquisas/42-da-geracao-z-preferem-empresas-com-praticas-sustentaveis-diz-pesquisa/>. Acesso em 11 jan. 2021.
RONSINI, Veneza Mayora. Mercadores de sentido: consumo de mídia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulina 2007.
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVRO (SNEL); NIELSEN BOOK. Pesquisa Painel do varejo de livros no Brasil. São Paulo, 2021. Disponível em < https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 1 nov. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO – SBVC. Estudos novos hábitos digitais em tempos de Convid-19. São Paulo, 14 mai. de 2020. Disponível em< https://sbvc.com.br/novos-habitos-digitais-em-tempos-de-covid-19/>. Acesso em 14 mai. 2021.
THOMPSON, John B. Mercadores de Cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Unesp, 2013.
UFSM sobe no ranking das melhores universidades da América Latina segundo a THE. UFSM, Santa Maria, 2 ago. 2021. Disponível em<https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/sisu/2021/08/01/ufsm-sobe-no-ranking-das-melhores-universidades-da-america-latina-segundo-a-the/>. Acesso em 29 dez. 2021.
WORLD Development Report 2018: Learning to realize education’s promise. World Bank, Washington, 4 out. 2017. Disponível em <https://elibrary.worldbank.org/doi/abs/10.1596/978-1-4648-1096-1>. Acesso em 29 dez. 2021.
##submission.downloads##
Publiée
##submission.versions##
- ##submission.versionIdentity##
- ##submission.versionIdentity##
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).