Utopia capitulada em cifra responsável e outros temas do cinema latino-americano hoje
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9672Résumé
Devido à escalada da racionalização no que tange aos processos de produção, distribuição e exibição de filmes na América Latina entre 1990 e 2011 e pela temeridade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social, ideou-se denominar as consequências do Consenso de Washington nas forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual da região como formadoras de uma poética da responsabilidade. No plano da representação, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver instaurado (ou apenas acentuado) a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
Referências
ALBANO, Sebastião Guilherme. A modernidade representada na América Latina. Os romances e os filmes S. Bernardo e Pedro Páramo. Natal: EDUFRN, 2010.
___________________________ “Conjuntura crítica do audiovisual latino-americano”. In: ALBANO, Sebastião Guilherme; LIMA, Maria Érica de Oliveira; REYES, Aurelio de los. Cronotopias. A renovação do audiovisual Ibero-Americano. Natal: EDUFRN, 2012.
AMATRIAÍN. Ignacio (coord.). Una década de Nuevo Cine Argentino. Buenos Aires: Ciccus, 2009.
Anuario estadístico IMCINE. México: IMCINE, 2010.
BADIOU, Alain. Compendio de metapolítica. Trad. Juan Manuel Spinelli. Buenos Aires: Prometeo, 2009.
BONFIL, Judith (coord.). Producciones/Productions 2007-2009. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2009.
CANCLINI, Néstor García; MONETA, Carlos (coords.). Las industrias culturales en la integración latinoamericana. Cidade do México/Caracas: Grijalbo/Sistema Económico Latinoamericano, 1999.
CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe. Poscolonial Thought and Historical Difference. Princeton/Oxford, 2000.
CHEAH, Pheng; ROBBINS, Bruce (orgs). Cosmopolitics. Thinking and Feeling Beyond the Nation. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.
CORRIGAN, Timothy. The Essay Film. From Montaigne, After Marker. Oxford: Oxford University Press, 2011.
CORTÉS, María Lourdes. La pantalla rota. Cien años de cine en Centroamérica. México: Taurus, 2005.
ECHEVERRÍA, Bolívar (comp.). La americanización de la modernidad. Cidade do México: ERA/UNAM, 2008.
FOLICOV, Tamara L. Argentina’s Blockbuster Movies and the Politics of Culture under the Neoliberalism, 1989-1998. In: Media, Culture and Society, 22-23, 2000, p. 327-342.
FOUCAULT, Michel. “Outros Espaços”. In: BARROS, Manuel da Motta (org.). Michel Foucault. Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2009, pp. 411-422.
GETINO, Octavio. Cine iberoamericano. Los desafíos del nuevo siglo. Buenos Aires: Ciccus, 2007.
GRUZINSKI, Serge. La colonización de lo imaginario. Sociedade indígenas y occidentalización en el México español. Siglos XVI-XVIII. México: Fondo de Cultura Económica, 1995
__________________ La guerra de las imágenes. De Cristóbal Colón a “Blade Runner” (1492-2019). Trad. Juan José Utrilla. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (edts.), The invention of tradition. Cambridge: Canto, 1992.
HONNETH, Axel. A luta por reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
JAMESON, Fredric. “Notes on Globalization as a Philosophical Issue”. In: JAMESON, Fredric; MIYOSHI, Masao (edts.). The cultures of globalization. Durhan, North Caroline: Dike University Press, 1998, p. 54-80.
KILPP, Suzana. “Manifesto Audiovisualidades”. In: SILVA, Alexandre Rocha; ROSSINI, Miriam de Souza (Org.). Do audiovisual às audiovisualidades. Convergência e dispersão das mídias. Porto Alegre: Asterisco, 2009, p. 7-8.
KENWAY, Jane; FAHEY, Johannah. Globalizing the Research Imagination. Nova York: Routledge, 2009.
LOOMBA, Ania et al (edts.). Postcolonial Studies and Beyond. Durham: Duke University Press, 2009.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Trad. de Sérgio Santeiro. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.
MONSIVÁIS, Carlos. “?Cómo se dice OK en inglés? (De la americanización como arcaísmo y novedad). In: ECHEVERRÍA, Bolívar (comp.). La americanización de la modernidad. Cidade do México: ERA/UNAM, 2008, p. 97-120.
NAGIB, Lúcia. “Towards a Positive Definition of World Cinema”. In: Song Hwee Lim e Stephanie Dennison (orgs). Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics in Film. Londres: Wallflower Press, 2005.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar. Caracas: Ayacucho, 1978 .
RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema. Pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Senac, 2005.
______________ (org.). Teoria contemporânea do cinema. Documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005.
SORLIN, Pierre. “?Existen los cines nacionales?” In: Secuencias. Revista de historia de cine. Universidad Autónoma de Madrid. N. 7, 1997, p. 33-40.
SUBIRATS, Eduardo. “Las poéticas colonizadas de América Latina”. In: ECHEVERRÍA, Bolívar (Comp.). La americanización de la modernidad. Cidade do México: ERA/UNAM, 2008, p. 77-96.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
SHAW, Deborah. Contemporary Latin American Cinema. Breaking into the Global Market. Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, 2007.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Trad. Marcos Ferreira Feitosa et al. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. de Fernando Mascarello. São Paulo: Papirus, 2000.
STEINER, George. Extraterritorial. Ensayos sobre la literatura y la revolución del lenguaje. Trad. de Edgardo Russo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2009.
TORTEROLA, Emiliano. “El nuevo cine argentino en la encrucijada actual. Desequilibrios y desafios de la industria cinetográfica nacional”. In: AMATRIAIN, Ignacio. Una década de nuevo cine Argentino. Industria, crítica, formación, estéticas. Buenos Aires: Ciccus, 2009, p. 191-206.
UREÑA, Pedro Enríquez. La utopía en América. La Plata: Estudiantina, 1925.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
YÚDICE, George. La globalización y la nueva división internacional del trabajo cultural. In: LACARRIEU, Mónica; ÁLVAREZ, Marcelo (comps.) La (indi) gestión cultural. Una cartografía de los procesos culturales contemporáneos. Buenos Aires: Ciccus, 2002, p.19-45.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
WILLIAMS, Alan (ed.). Film and Nationalism. New Brunswick, Nova Jersey: Rutgers University Press, 2002.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).