Utopia capitulada em cifra responsável e outros temas do cinema latino-americano hoje

Autores

  • Sebastião Guilherme Albano da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Erica Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9672

Resumo

Devido à escalada da racionalização no que tange aos processos de produção, distribuição e exibição de filmes na América Latina entre 1990 e 2011 e pela temeridade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social, ideou-se denominar as consequências do Consenso de Washington nas forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual da região como formadoras de uma poética da responsabilidade. No plano da representação, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver instaurado (ou apenas acentuado) a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.

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Biografias Autor

Sebastião Guilherme Albano da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Autor do livro "A Imaginação revolucionária", Annablume, 2011.

Maria Erica Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Albano da Costa, S. G., & Oliveira Lima, M. E. (2012). Utopia capitulada em cifra responsável e outros temas do cinema latino-americano hoje. Mídia E Cotidiano, 1(1), 60-82. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9672