Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação

Auteurs

  • Sandro Silva Cordeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9771

Mots-clés:

Memória televisiva, Mídia-Educação, Formação Docente

Résumé

O artigo discute a importância do uso da memória televisiva como instrumento de qualificação profissional. Relata as vivências ocorridas em um curso de formação continuada voltada para professores de escolas públicas da cidade de Natal/RN, no qual o uso educativo da mídia televisiva esteve no centro das atenções. Recorda a memória televisiva da professora Amélie, participante do curso, cujos escritos revelam histórias significativas do seu contato com a TV, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Considera o emprego das memórias televisivas como medida eficaz na formação docente no campo da mídia-educação, permitindo a instalação de um processo auto-avaliativo pelo professor, o que ocasiona um redimensionamento da sua ação docente a partir de um viés crítico e reflexivo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Sandro Silva Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação

Références

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléa. O tempo vivido da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BUCKINGHAM, David. Educación em médios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós, 2005.

______. Questionar é fundamental na educação para as mídias. Revista Nova Escola. Ano XXVI, Nº 239, Jan./Fev. 2011.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 12, n. 35, Mai/Ago. 2007, p.290-307.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2009.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza, SOUZA, Vera Lucia trevisan (Orgs.). A aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

VELOSO, Tereza Christina M. A., ALMEIDA, Edson Pachedo. Evasão nos cursos de licenciatura da UFMT: um processo de exclusão. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/24/T1142041450508.doc. Data do acesso: 02/04/2011.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

##submission.downloads##

Publiée

2016-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos Seção Temática