Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9771Palavras-chave:
Memória televisiva, Mídia-Educação, Formação DocenteResumo
O artigo discute a importância do uso da memória televisiva como instrumento de qualificação profissional. Relata as vivências ocorridas em um curso de formação continuada voltada para professores de escolas públicas da cidade de Natal/RN, no qual o uso educativo da mídia televisiva esteve no centro das atenções. Recorda a memória televisiva da professora Amélie, participante do curso, cujos escritos revelam histórias significativas do seu contato com a TV, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Considera o emprego das memórias televisivas como medida eficaz na formação docente no campo da mídia-educação, permitindo a instalação de um processo auto-avaliativo pelo professor, o que ocasiona um redimensionamento da sua ação docente a partir de um viés crítico e reflexivo.Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléa. O tempo vivido da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BUCKINGHAM, David. Educación em médios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós, 2005.
______. Questionar é fundamental na educação para as mídias. Revista Nova Escola. Ano XXVI, Nº 239, Jan./Fev. 2011.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 12, n. 35, Mai/Ago. 2007, p.290-307.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2009.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza, SOUZA, Vera Lucia trevisan (Orgs.). A aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
VELOSO, Tereza Christina M. A., ALMEIDA, Edson Pachedo. Evasão nos cursos de licenciatura da UFMT: um processo de exclusão. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/24/T1142041450508.doc. Data do acesso: 02/04/2011.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).