Youtubers falam de saúde jogando: análise de vídeos produzidos por brasileiros

Autori

  • Flávia Garcia de Carvalho Fundação Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0003-1594-6088
  • Inesita Soares de Araujo Fundação Oswaldo Cruz
  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.27670

Parole chiave:

Comunicação e Saúde, Jogos e Saúde, jogos digitais, Análise de Discursos

Abstract

Após constatar, em pesquisa anterior, que os dispositivos discursivos de dois jogos de sucesso de público e crítica - BioShock e Deus Ex: Human Revolution - colocam em circulação sentidos sobre saúde, ciência e tecnologia, neste texto avançamos na compreensão desse processo semiológico, incorporando a perspectiva analítica do consumo simbólico. A metodologia se baseou na análise de vídeos produzidos por youtubers brasileiros que gravam suas sequências de jogo. Concluímos que esses youtubers, no processo simultâneo de consumir/produzir sentidos na sua prática de jogadores, entrelaçam sentidos produzidos no mundo real com aqueles produzidos pelos mundos ficcionais dos jogos e por suas regras e procedimentos.

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Biografie autore

Flávia Garcia de Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz, Mestre pelo PPGICS com a dissertação "Sentidos da saúde em jogos digitais". Linha de concentração: Informação, Comunicação e Mediações em Saúde. É integrante dos grupos de pesquisa "Jogos e Saúde" e "Comunicação e Saúde". Possui graduação em Design Gráfico e Artes Visuais. Trabalha no Serviço de Multimeios do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Inesita Soares de Araujo, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolve suas atividades no Laboratório de Comunicação e Saúde e no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Saúde.

Marcelo Simão de Vasconcellos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fiocruz, onde é programador visual e professor do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Também atua como professor na Universidade Estácio de Sá e diretor da Acta Ludica: International Journal of Game Studies. Lidera o Grupo de Pesquisa Jogos e Saúde.

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Pubblicato

2019-04-26

Come citare

Carvalho, F. G. de, Araujo, I. S. de, & Vasconcellos, M. S. de. (2019). Youtubers falam de saúde jogando: análise de vídeos produzidos por brasileiros. Mídia E Cotidiano, 13(1), 115-138. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.27670