Discurso e Hegemonia no Jornal Tribuna do Norte: A Gestão Privada de Serviços Públicos e a Construção de Sentidos sobre as Organizações Sociais (Oss)
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28057Parole chiave:
Comunicação, Análise do Discurso, Tribuna do Norte, SUS, OSsAbstract
A partir da articulação de processos linguísticos e ideológicos, o presente artigo busca distinguir e analisar o discurso da grande imprensa na produção de sentidos acerca da gestão privada de Organizações Sociais (OSs) em serviços públicos de saúde de Natal, no Rio Grande do Norte. A argumentação ampara-se na Análise do Discurso de linha francesa, bem como nos subsídios de Volóchinov (2017), Foucault (1996) e Moraes (2010) para analisar as representações ideológicas e hegemônicas, de viés neoliberal, em matérias veiculadas pelo jornal Tribuna do Norte, principal publicação do RN.Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDERSON, Perry. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004.
CANARY, Henrique. O que é... Conceitos fundamentais de política, economia e sociedade. São Paulo: Editora Sundermann, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
___________, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GIANNOTTI, Vito. Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
LIRA, Isaac. Os caminhos para o bom desempenho. TRIBUNA DO NORTE, 2011. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/os-caminhos-para-o-bom-desempenho/191725>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista e Princípios do Comunismo. Trad. Diego Siqueira. São Paulo: Editora Sundermann, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos. São Paulo: Edições Sociais, 1977. 3 v.
MORAES, Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Porto Alegre: Revista Debates, v.4, n.1, p. 54-77, jan.-jun. 2010.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso – princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
________, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2002.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. E. P. Orlandi e outros. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1988.
PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Editora Hacker, 1999.
REZENDE, Conceição Aparecida Pereira. O modelo de gestão do SUS e as ameaças do projeto neoliberal. Rio de Janeiro: Rede Sirius/Adufrj-SSind, 2008.
SILVERSTONE, Roger. Por Que Estudar A Mídia? São Paulo: Loyola, 2005.
TRIBUNA DO NORTE. As ferramentas para a superação de obstáculos. 2011. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/as-ferramentas-para-a-superacao-de-obstaculos/193792>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
VOLÓCHINOV, Valentim. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).