Análise crítica de produtos midiáticos: experiência de extensão universitária em escolas públicas de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38113Parole chiave:
Análise Crítica de Mídia, Produtos Midiáticos, Midiatização, Extensão UniversitáriaAbstract
O artigo apresenta a experiência do Programa de Extensão Análise Crítica de Produtos Midiáticos desenvolvido em escolas públicas da cidade de Porto Alegre (RS) pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo objetivo é debater com jovens do ensino médio a mídia e seus produtos a partir da análise crítica dos modos de produção e de veiculação desses conteúdos. Partindo teoricamente dos conceitos de midiatização e de letramento midiático, o artigo analisa o impacto do programa para a formação de jovens cidadãos, bem como reflete sobre o papel da universidade no desenvolvimento de ações de extensão que permitam ampliar o alcance das pesquisas e das práticas acadêmicas no campo da Comunicação junto à sociedade.Downloads
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