Análise crítica de produtos midiáticos: experiência de extensão universitária em escolas públicas de Porto Alegre

Autores

  • Isaura Generoso Mourão Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Bruno Garcia Vinhola Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nicole Morás Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean Felipe Rossato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Javes Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38113

Palavras-chave:

Análise Crítica de Mídia, Produtos Midiáticos, Midiatização, Extensão Universitária

Resumo

O artigo apresenta a experiência do Programa de Extensão Análise Crítica de Produtos Midiáticos desenvolvido em escolas públicas da cidade de Porto Alegre (RS) pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo objetivo é debater com jovens do ensino médio a mídia e seus produtos a partir da análise crítica dos modos de produção e de veiculação desses conteúdos. Partindo teoricamente dos conceitos de midiatização e de letramento midiático, o artigo analisa o impacto do programa para a formação de jovens cidadãos, bem como reflete sobre o papel da universidade no desenvolvimento de ações de extensão que permitam ampliar o alcance das pesquisas e das práticas acadêmicas no campo da Comunicação junto à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isaura Generoso Mourão, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, Jornalista pela UFMG e Professora da PUC Minas. Integrante do Grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder

Bruno Garcia Vinhola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS (Bolsista Capes). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista pelo Centro Universitário Metodista IPA. Integrante do Grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder.

Nicole Morás, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Jornalista com especialização em Gestão de Marcas. Integrante do Grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder.

Jean Felipe Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS. Relações Públicas pela UFSM. Integrante do Grupo de pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder.

 

Ana Javes Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista pela Universidade Federal do Ceará. Mestra e Doutoranda (bolsista Capes) em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop/PPGCOM/UFRGS), da Rede de Pesquisa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e coordenadora executiva do Observatório da Comunicação Pública.

Referências

AYRES, J. R. de C. M. Extensão Universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. In: Rev.Med. (São Paulo), abr-jun, v.94I2, 2015, p.75-80.

BALDISSERA, R. A comunicação (re)tecendo a cultura da sustentabilidade em sociedades complexas. In: KUNSCH, Margarida; OLIVEIRA, Ivone. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Paulo: Difusão Editora, 2010. p.33-56.

BIZ, O. et al. Mídia, educação e cidadania. Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, p. 19-46, 2012.

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil; Presidência da República, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 28 Setembro 2019.

CARLÓN, M. Contrato de fundação, poder e midiatização: notícias do front sobre a invasão do YouTube, ocupação dos bárbaros. In: Matrizes. São Paulo, volume 7, nº 1, 2013.

FAUSTO NETO, A. Fragmentos de uma analítica da midiatização. In: Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 89-105, ago/dez. 2008.

GARCIA-RUIZ, Rosa, MATOS, Armanda e BORGES, Gabriela. Media Literacy as a responsibility of families and teachers. The Journal of Media Literacy. v. 63, p. 82-91, 2016.

INTERVOZES, Coletivo Brasil de Comunicação Social; Repórteres sem Fronteiras. Disponível em: http://intervozes.org.br/pesquisa-sobre-proprietarios-de-midia-e-lancada-em-brasilia/ Acesso em 04 Julho 2018.

HENRIQUES, M. S. Formação em Comunicação Social, currículo e práticas de extensão universitária. In Revista +E versão digital, (6), pp. 138-145. Santa Fé, Argentina: Ediciones UNL. Acesso em 8 jul. 2018.

KELLNER, Douglas, SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. In Educação & Sociedade. v. 29, n. 104. Campinas, São Paulo, 2008. p. 687-715.

RODRIGUES, A. O que são afinal os media? In: BRUCK, M.S.; OLIVEIRA, M.E. (Orgs). Atividade comunicacional em ambientes midiáticos: reflexões sobre a obra de Adriano Duarte Rodrigues. São Paulo: Intermeios, 2016. p. 175-186

____________.. Experiência, modernidade e campo dos media. In: SANTANA, R. (Org). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Teresina: UFPI, 2000.

ROSA, A.P. Imagens-totens e circulação: a chancela jornalística no caso Michael Jackson. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (E-compós). Brasília, v.17, n.2, mai/ago 2014.

SOUZA, Jessé José Freire de. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro, Casa da Palavra/LeYa, 2017.

VERÓN, E. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. In: Matrizes. Vol.8, n.1, 2014.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Mourão, I. G., Vinhola, B. G., Morás, N., Rossato, J. F., & Luz, A. J. (2019). Análise crítica de produtos midiáticos: experiência de extensão universitária em escolas públicas de Porto Alegre. Mídia E Cotidiano, 13(3), 6-23. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38113