Plataformização do jornalismo e os modelos de negócios dos podcasts de notícias no Brasil

Autori

  • Taynara Gregório Santos UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonardo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66725

Parole chiave:

Plataformização da web, Economia da produção de notícias, Estudos de jornalismo, Podcast

Abstract

O podcast se consolidou nos últimos vinte anos como um importante formato de comunicação digital, cuja lógica de distribuição e monetização tem se transformado  pelo que se tem chamado de plataformização da internet. No caso do jornalismo, esse fenômeno exigiu uma adequação do modelo de negócios de produção de notícias a fim de se adequar ao modus operandi das plataformas digitais e seus algoritmos. Este artigo examina os modelos de negócio de produção de notícias na era das plataformas digitais a partir do estudo de caso de podcasts de notícias brasileiros. O objetivo é identificar diferenças entre os métodos de produção de notícias dos  jornais tradicionais e os nativos digitais, que operam sob a lógica das plataformas digitais. Como conclusão, demonstra-se que os modelos de negócio que surgem desse novo contexto tecnológico e econômico terminam por aumentar a dependência de veículos em relação à lógica das plataformas digitais e comprometem sua sustentabilidade financeira.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Taynara Gregório Santos, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Leonardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

Riferimenti bibliografici

AGÊNCIA PÚBLICA. Disponível em: https://apublica.org/transparencia/. Acesso em 31 jul. 2024.

ARGENTESI, Elena; FILISTRUCCHI, Lapo. “Estimating Market Power in a Two-Sided Market: The Case of Newspapers.” Journal of Applied Econometrics, vol. 22, 2007, pp. 1247-1266

BARCLAY, Alexander. Business Models for Newspapers in a Digital World. 2012.

BELL, Emily; OWEN, Taylor; BROWN, Pete; HAUKA, Codi; RASHIDIAN, Nushin. A imprensa nas plataformas: como o Vale do Silício reestruturou o jornalismo. Revista de Jornalismo ESPM, 20(6), 48-83, 2017.

BERRY, Richard. “What is a podcast? Mapping the technical, cultural, and sonic boundaries between radio and podcasting”. In: The Routledge Companion to Radio and Podcast Studies. Editado por Mia Lindgren and Jason Loviglio, Routledge, 2022.

_____. “Will the iPod Kill the Radio Star? Profiling Podcasting as Radio”. The International Journal of Research into New Media Technologies, vol. 12, no. 2, 2006, pp. 143-162.

BONINI, Tiziano. “Podcasting as a hybrid cultural form between old and new media”. In: The Routledge Companion to Radio and Podcast Studies. Editado por Mia Lindgren and Jason Loviglio, Routledge, 2022.

_____. “The ‘Second Age’ of Podcasting: reframing Podcasting as a New Digital Mass Medium”. Quaderns del CAC, vol. 41, no. jul., 2015, pp. 21-30.

BOTTOMLEY, Andrew. Sound streams: a cultural history of radio-internet convergence. Ann Arrbor: University of Michigan Press, 2020.

CARR, Nicholas. The Big Switch: Rewiring The World From Edison To Google. W. W. Norton, 2013.

CHYI, Hsiang Iris. “Willingness to Pay for Online News: An Empirical Study on the Viability of the Subscription Model.” Journal of Media Economics, vol. 18, no. 2, 2005, pp. 131–142.

COSTA, Caio Túlio. “Um modelo de negócio para o jornalismo digital”. Revista de Jornalismo ESPM, ed. Abril | Maio | Junho, 2014.

FALCÃO, Bárbara Mendes; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. “Podcasts de notícias diárias nos grandes veículos de imprensa no brasil e sua relação com a democratização da informação”. Esferas, ano 11, vol. 3, nº 22, setembro-dezembro de 2021.

FAROL JORNALISMO. “DNR 2024: ascensão dos influenciadores impõe concorrência ao jornalismo”. Farol Jornalismo, 2024. Disponível em: https://faroljornalismo.substack.com/p/nfj467-dnr-2024-ascensao-dos-influenciadores. Acesso em: 11 jul. 2024.

_____. “Em defesa do jornalismo sem fins de lucro”. Farol Jornalismo, 2024. Disponível em: https://faroljornalismo.substack.com/p/em-defesa-do-jornalismo-sem-fins.

HAMMERSLEY, Ben. “Audible revolution | Television industry.” The Guardian, 11 February 2004, https://www.theguardian.com/media/2004/feb/12/broadcasting.digitalmedia. Acesso em 13 jul. 2024.

HELMOND, Anne. “The Platformization of the Web: Making Web Data Platform Read.” Social Media + Society, vol. July-December, 2015, pp. 1-11.

KAYE, Jeff; QUINN, Stephen. Funding Journalism in the Digital Age: Business Models, Strategies, Issues and Trends. Peter Lang, 2010.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva. Editora Vozes, 2013.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. “Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo.” Revista De La Asociación Española De Investigación De La Comunicación, vol. 5, no. 10, 2018, pp. 73-80.

_____. Cultura do podcast: reconfigurações do rádio expandido. Mauad X, 2024.

_____. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad X, 2016.

LEMOS, André. Ciber-socialidade: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Logos. 1997.

MAURÍCIO, Patrícia; ALMEIDA, Raquel. “Empreendimentos jornalísticos digitais e o interesse público no Brasil.” Revista Latinoamericana de Comunicación, vol. 142, no. diciembre 2019 - marzo 2020, 2020, pp. 169-186.

NEWMAN, Nic; GALLO, Nathan. Daily News Podcasts: Building New Habits in the Shadow of Coronavirus. Digital News Project - Reuters Institute, 2020.

PAVLIK, John. “The Impact of Technology on Journalism.” Journalism Studies, vol. 1, no. 2, 2000, pp. 229-237.

PLANTIN, Jean-Christophe, LAGOZE, Carl; EDWARDS, Paul N.; SANDVIG, Christian. “Infrastructure studies meet platform studies in the age of Google and Facebook.” new media & society, vol. 20, no. 1, 2016, pp. 1-18.

POELL, Thomas; NIEBORG, David B.; van DIJCK, José. “Plataformização.” revista Fronteiras – estudos midiáticos, vol. 22, no. 1, 2020, pp. 2-10.

_____; DUFFY, Brooke Erin; NIEBORG, David B.. Platforms and Cultural Production. Polity Press, 2022.

PRIMO, Alex. “PARA ALÉM DA EMISSÃO SONORA: as interações no podcasting.” Intexto, vol. 2, no. 13, 2005, pp. 1-23.

REIS, Thays Assunção. “PAYWALL COMO MODELO DE NEGÓCIOS: uma análise dos maiores jornais brasileiros”. Estudos em Comunicação. nº 28, vol. 1, p.81-92, maio, 2019.

REUTERS. “Digital News Report 2024.” Reuters Institute for the Study of Journalism. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2024. Acesso em: 11 jul. 2024.

SULLIVAN, John L. “The Platforms of Podcasting: Past and Present”. Social Media + Society. October-December 2019, 1 –12.

SULLIVAN, John L. Podcasting in a Platform Age: From an Amateur to a Professional Medium. New York, Bloomsbury Collections, 2024.

TEROL, Raúl; ESTEBAN, Luis Miguel Pedrero; ALAEJOS, Mónica Pérez. De la radio al audio a la carta: la gestión de las plataformas de podcasting en el mercado hispanohablante. Historia y comunicación social, 26(2) 2021: 475-485, 2021.

van DIJCK, José; POELL, Thomas; de Waal, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press, 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-06-11

Come citare

Gregório Santos, T., & de Marchi, L. (2025). Plataformização do jornalismo e os modelos de negócios dos podcasts de notícias no Brasil . Mídia E Cotidiano, 19(2), 145-167. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66725