Improduções em uma entrevista com Paz Encina
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59941Palavras-chave:
Paz Encina, Entrevistas, Longa-metragens, Nacionalidades, MemóriaResumo
A entrevista abarca anos de vida e produção da artista paraguaia Paz Encina (Assunção, 1971), porquanto se concentre em seus quatro longas-metragens realizados até 2023 que encenan gestos de memória. Há menção à reunião das convicções políticas com suas poéticas mediante uma gramática da democracia latino-americana e as provisões estéticas que a estofam. Ocorre em Hamaca paraguaya (2006), em Ejercicios de memoria (2016) , em Veladores (2020) e em Eami (2022). Em verdade, acrescidos aos vídeos, instalações e curtas, as quatro peças maiores são como suítes do desacordo entre as nacionalidades que habitam o território nacional ao que Paz denomina com suspicácia de um bardo como un país chiquito entre dos gigantes.
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