Infância capitalizada nos processos comunicacionais em rede: Estudo exploratório sobre o consumo midiático de crianças entre 10 e 12 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38421

Palavras-chave:

Estudos da Infância, Redes Sociais na Internet, Consumo, Capital Social.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares de pesquisa em andamento, a qual busca relacionar a emergência das culturas infantis na contemporaneidade às práticas comunicacionais das crianças nas redes sociais na internet. A pesquisa exploratória apresentada se fundamenta na aplicação da Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, 2011) à transcrição de treze entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes entre 10 e 12 anos em uma escola pública municipal de Natal (RN). O consumo de sites de redes sociais revela uma suposta prática de conversão do capital social em capital econômico; uma representação da cultura material na infância; e um modo de entender os meios de comunicação por uma óptica interativa e participativa.

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Biografia do Autor

Renata Alves de Albuquerque Othon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa. Integrante do grupo de pesquisa Gemini - Análise e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos.

Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-doutora na pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora associada da UFRN e ex-coordenadora do Programa de pós-graduação em Estudos da Mídia, além de membro do Programa de Pós-graduação em Educação. E-mail: gpcoelho8@gmail.com. 

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Othon, R. A. de A., & Coelho, M. das G. P. (2020). Infância capitalizada nos processos comunicacionais em rede: Estudo exploratório sobre o consumo midiático de crianças entre 10 e 12 anos. Mídia E Cotidiano, 14(1), 74-95. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38421