Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto: espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38707Palavras-chave:
meninas, espaço, corpo, feminilidade, cinemaResumo
Este artigo busca refletir acerca de representações cinematográficas que articulam o ser-menina com uma temporalidade, mas também com os espaços percorridos pelas personagens, compreendendo também como esses corpos ocupam tais espaços. Investigamos os modos pelos quais a tecnologia de gênero do cinema opera em produtos culturais que veiculam representações de meninas desafiadoras das narrativas da contenção patriarcal e de feminilidade hegemônica. Para tanto, partimos de uma análise cultural crítica das personagens Leslie e Ofelia, protagonistas dos filmes Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno, respectivamente, cotejando os estudos feministas de inflexão culturalista, sobretudo, assim como teorias do cinema. Em ambos os filmes, o dispositivo pedagógico cinematográfico oferece lições para esses corpos que ousam ocupar espaços que não lhes pertencem.
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