Povos indígenas no ensino de história: uma análise da relação entre a produção acadêmica e o ensino escolar

Autores

  • Edilene Pereira Vale Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

História indígena, ensino de história, livros didáticos.

Resumo

Este texto pretende refletir acerca da História indígena e o ensino nas escolas públicas de São Luís do Maranhão. Para tanto, propõe-se a observar como os nativos são representados nos livros didáticos utilizados nas principais escolas estaduais da cidade de São Luís, a partir de conceitos e sob quais condições as abordagens presentes nestes manuais lhes conferem um lugar histórico. Nos últimos anos, as produções acadêmicas reavaliaram a participação do índio na colonização dando-lhe um papel de sujeito ativo nos processos históricos, porém cabe observar se este conhecimento chega ao ensino básico. Uma relação entre a recente historiografia e o conhecimento histórico produzido sobre os indígenas nos livros didáticos parece ser um caminho para identificar formas e conteúdos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. 

 

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v3n1/a8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a História e o seucódigo curricular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./ dez. 2011: Editora UFPR.

ANDRADE, de Manoel Corrêa. Prefácio. In: CABRAL, Maria do Socorro Cabral. Os Caminhos do Gado: conquista e ocupação do Sul do Maranhão. 2° Ed. São Luís: EDUFMA, 2008.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os Índios Aldeados no Rio de Janeiro Colonial: novos súditos cristãos do império português.Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -Universidade Estadual de Campinas, 2000.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Disponível em: <http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=381&sid=51>. Acesso em 15de janeiro de 2017.

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História. São Paulo: Moderna,2013.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.BRASIL. Lei n. 11.645, de 3 de maio de 10 de março de 2008.

CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes (orgs). Ser Protagonista.São Paulo: editora SM, 2010.

CHAMBOULEYRON, Rafael. Fugas, ‘corso’ e bexigas. Escassez de mão-de-obra indígena na Amazônia seiscentista. XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Porto, 2009 –http://web.letras.up.pt/aphes29/data/4th/RafaelChambouleyron_Texto.pdf

DIAS, Adrian Machado; GRINBERG, Keila; PELLEGRINE, Marco Cesar. Novo Olhar História. São Paulo: FTD, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Vale, E. P. (2017). Povos indígenas no ensino de história: uma análise da relação entre a produção acadêmica e o ensino escolar. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 3(1), 115-129. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39940

Edição

Seção

Artigos