Desafios Da Educação Patrimonial Na Fronteira Brasil/Argentina
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Escola Pública, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar brevemente os desafios da realização educação patrimonial dentro do espaço escolar. Tendo como ponto de análise a execução do “Projeto de Educação Patrimonial para os docentes da rede pública de ensino do município de São Borja/ RS”, visa verificar como estão inseridas as características históricas e geográficas do município no processo de ensino-aprendizagem. Após nossas experiências, concluímos que a presença da educação patrimonial na prática educativa amplia a visão do propósito de preservação do patrimônio cultural, visão esta que transcende a história.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v5n1/a3
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Editora do Senado, 1988.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Editora da Unesp; Estação Liberdade, 2006.
BETTIM, Fabiele. As origens sob prova: a importância do passado missioneiro no cotidiano dos estudantes do Ensino Médio da cidade de São Borja. Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem, História e Memória das Missões: Educação para o Patrimônio – Universidade Federal do Pampa – Unipampa, São Borja, 2014.
FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. “Educação Patrimonial: algumas diretrizes conceituais”. Fortaleza: Iphan, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 27de janeirode 2019.
GRUNBERG, Evelina. Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial. Brasília: Iphan, 2007.
KERN, Arno. “O Impacto das Práticas Missionárias nas Missões Jesuítico-Guaranis: da aldeia guarani ao núcleo crbano Colonial”. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, jul, 2011.
KRETZMANN, Carolina Giordani. Multiculturalismo e Diversidade Cultural: comunidades tradicionais e a proteção do patrimônio comum da humanidade. Dissertação de Mestrado em Direito – Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul, 2007.
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MAGALHÃES, Leandro Henrique. “Patrimonial Cultural e Memória Coletiva: Práticas em Educação Patrimonial”. In: Revista Eletrônica de Educação. n. 5, julho a dez. 2009.
MAGALHÃES, Cristiane Maria. “A Chancela da Paisagem Cultural Brasileira e os Jardins Históricos”. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/site/anaiscomplementares#C. Acesso em: 26de jananeiro de 2019.
PINHEIRO, Adson Rodrigo (Org.) Cadernos do Patrimônio Cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor; Iphan, 2015.
______. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Fortaleza: Secultfor; Iphan, 2014.
PINTO, Muriel; SILVA, J. V. (Org.), História, Memória e as Paisagens Culturais da Cidade Histórica de São Borja. Organizadores Muriel Pinto & Jardel Vitor Silva- Rio Grande do Sul, Erechim: Editora Erechim. 2015.
PINTO, et al. As Paisagens Culturais Como Instrumento de Educação Patrimonial para As Missões Jesuítico-Guarani: O Caso de São Borja -Brasil, 2014. in: III Seminário Internacional de CIÊNCIAS SOCIAIS – CIÊNCIA POLÍTICA – Buscando o Sul – 18 a 22 de agosto de 2014.
PINTO, Muriel; SILVA, Jardel Vitor; JUNGTON, Daniele. Educação Patrimonial e o Ensino do Patrimônio Cultural Missioneiro na Cidade Histórica de São Borja-RS. Rai. Rum., Vol. 03, nº 01, Rio de Janeiro, Jul., 2015. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/issue/view/193/showToc. Acesso em: 27 de janeiro 2019.
RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO; UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Referencial Curricular Gaúcho: Humanas (Volume I). Porto Alegre: Secretaria de Estado de Educação, Departamento Pedagógico, 2018.
RODRIGUES, Thais Almeida. O Parque das Missões/RS (1930/2010): patrimônio e esquecimento no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável – Belo Horizonte, UFMG: 2013.
SILVA, Jardel, Vitor; PINTO, Muriel; GAMALHO, Nola, Patrícia. “Espaços e Representações Sociais nos Processos de Ensino Aprendizagem: Reflexões a partir do livro didático História, Memória e as Paisagens Culturais da Cidade Histórica de São Borja”. In COINTER. v. 1, Unipampa: P.285.298. São Borja. 2015.
SILVA, Jardel Vitor. O Ensino do Patrimônio Cultural Missioneiro de São Borja e suas Transversalidades para o Ensino das Humanidades em uma Região Histórica. p.79 (Ciências Humanas) – Universidade Federal do Pampa, Unipampa, 2016.
SOUZA, C. G. G. Patrimônio Cultural: o processo de ampliação de sua concepção e suas repercussões. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, n. 7, p. 37-66, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.