ADOLESCÊNCIA, HOMOSSEXUALIDADE E PRÁTICA DOCENTE: UMA ABORDAGEM EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
Palavras-chave:
educação, homossexualidade, prática docente.Resumo
O artigo aborda as representações e práticas docentes em torno da sexualidade humana, ressaltando a homossexualidade no âmbito escolar, no nível fundamental da rede regular de ensino público do município de Campos dos Goytacazes (RJ). É resultado de pesquisa iniciada pelo autor em 2009 e encerrada em 2012, em razão do mestrado em Políticas Sociais, realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A pesquisa tomou por base as respostas de doze professores que faziam parte do Clube de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Campos dos Goytacazes (RJ). A escolha do grupo deu-se, dentre outras razões, em virtude do pouco tempo para realizar uma pesquisa mais abrangente num universo de aproximadamente cento e vinte professores que lecionavam as disciplinas em trinta e três escolas que possuíam o ensino fundamental (6º ao 9º ano) no referido município. Seu aporte teórico é constituído por estudos de autores ligados ao tema da sexualidade humana, com foco na homossexualidade, formação de educadores, educação sexual no contexto escolar e sobre as políticas públicas voltadas à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (LGBT).Downloads
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