JUVENTUDE(S) E A ESCOLHA PROFISSIONAL: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR?

Autores

Palavras-chave:

juventudes, escola, orientação profissional.

Resumo

O artigo tem a finalidade de contextualizar as juventudes dentro da abordagem sócio-histórica e correlacioná-las com a educação. Discute a relação aluno-escola e como a percepção dos jovens acerca do que será feito após a conclusão do Ensino Médio difere de acordo com a condição socioeconômica, já que são oferecidos ensinos distintos para as classes altas e baixas. Na experiência de estágio supervisionado no curso de Psicologia, foi possível trabalhar, com uma turma de terceiro ano da rede pública, questões relacionadas ao vestibular. O tema era abordado através de dinâmicas e rodas de conversas em oficinas semanais com uma turma de terceiro ano. Com isso, aborda-se a importância de uma orientação profissional atenta às diversidades nas escolas, que esteja contextualizada com a realidade do jovem e ajude-o a traçar possibilidades dentro dela. Para além dos muros escolares, é pensada a orientação profissional enquanto política pública para a juventude.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Gomes, J. M., & Pérez, B. C. (2020). JUVENTUDE(S) E A ESCOLHA PROFISSIONAL: COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR?. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 6(1), 22-36. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/43264

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