Dominó fracionário: uso do material didático para o ensino de frações
Palavras-chave:
jogo, laboratório do ensino de matemática, formação inicial de professores.Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência resultado da disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática do campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Ao longo do semestre de 2019.2, foram feitas observações de aulas de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de conhecer a realidade da mesma, percebendo as diversas variáveis existentes no ensino e aprendizagem dessa ciência, a metodologia de ensino e o desenvolvimento dos(as) alunos(as) e suas relações com o conhecimento matemático. Após as observações, foi proposto, desenvolvido e vivenciado um jogo, o Dominó Fracionário, possibilitando a transposição das ideias do jogo tradicional para a versão adaptada à sala de aula, auxiliando na aprendizagem do conteúdo. Essa experiência possibilitou uma aproximação do futuro professor com a realidade escolar antes da realização dos estágios, contribuindo, assim, para a constituição da identidade docente e para a ressignificação de teorias e de estudos produzidos na universidade.
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Referências
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