Cidadania, democracia e movimentos sociais

um balanço sobre os 40 anos de redemocratização

Autores

Palavras-chave:

Movimento Social, Redemocratização, Sociedade Civil

Resumo

Este artigo faz um resgate teórico das diversas concepções dos movimentos sociais, ONGs, atores da sociedade civil, a fim de compreender as dinâmicas do contemporâneo. Nosso objetivo é buscar na teoria clássica sobre movimentos sociais elementos que nos permitam entender a ascensão de movimentos de extrema direita no Brasil e na América Latina. Tomando como base a incorporação das ONGs pela esfera privada, coloca-se a seguinte questão: quais são os desafios colocados à gestão de políticas públicas em contextos em que a sociedade civil se engaja nestes processos cumprindo um papel de mero prestador de serviços? Como as novas questões estão se desenhando? Como resultado do levantamento teórico percebemos como os diversos atores foram incorporados ao debate e foram modificados em seus discursos e atuações. Tendo em vista que esta não é uma análise sobre um caso específico, mas sobre um debate mais amplo que engloba tanto o passado quanto o presente, a intenção do artigo é lançar uma visão panorâmica acerca de algumas questões que ainda permeiam nossa sociedade, como também a possível novidade do contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara da Silva Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem estágio pós-doutoral na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na Universitu College London (Reino Unido) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Janaina Bloch

Graduada em Ciências Sociais e mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Ciência do Consumidor pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM). Pesquisadora, atuando no mercado financeiro, com análises de comunicação, tendência e consumo.

Referências

ALONSO, A. A política das ruas: protestos em São Paulo de Dilma a Temer. Novos Estudos, n. esp, p. 49-58, 2017.

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1997.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.

AVRITZER, L. Sociedade Civil e democratização. São Paulo: Ed. Del Rey, 1994.

AVRITZER, L. Teoria crítica e teoria democrática: diagnóstico da impossibilidade da democracia ao conceito de esfera pública. Novos Estudos, n. 53, p. 167-188, mar. 1999.

AVRITZER, L. Os impasses da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

BLOCH, J. A. O direito à moradia: um estudo dos movimentos de luta pela moradia no centro de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Sociologia. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CASTELLS, M. The Power of Identity. Oxford: Blackwell, 1997.

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: _______. Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DAGNINO, E. “Sociedade civil, espaços públicos e a construção democrática no Brasil: limites e possibilidades”. In: _______. Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

DOIMO, A. M. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará: ANPOCS, 1995.

DURHAM, E R. A construção da cidadania. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, p. 24-30, 1984;

EVERS, T. Identidade, a face oculta dos novos movimentos sociais. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, p.11-23, 1984.

FERNANDES, R. C. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FREITAS, S. S. Nos labirintos da participação: um estudo de caso de uma ONG do campo democrático participativo. São Paulo: Paco, 2016.

GOHN, M. G. M. Teorias dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

GOHN, M. G. M. Movimentos e lutas sociais na história do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995a.

GOHN, M. G. M. A Contribuição de Alain Touraine para a Produção do Conhecimento na Sociologia. In: ANPOCS. GT 1: Cidades: Sociabilidades, Cultura, Participação e Gestão. Anais… Caxambu: ANPOCS, 2006.

JACOBI. P. Atores sociais e Estado. Espaço e debates, v. 9, n. 26 1989.

KOWARICK, L. Viver em risco: sobre a vulnerabilidade no Brasil urbano. Novos Estudos n. 63, jul., p. 9-30, 2002.

LANDIM, L. “Experiência militante: história das assim chamada ONGs”. In: ______ (org.). Ações em sociedade: militância, caridade, assistência. Rio de Janeiro, NAU, 1998.

LEFEVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1968.

LIPIETZ, A. Towards a New Economic Order: post-fordism, ecology, democracy. Oxford: ​​Oxford University Press, 1991.

MELLUCI. A. Movimentos sociais, inovação cultural e o papel do conhecimento. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, 1994.

OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado. São Paulo: Brasiliense, 1992.

OLIVEIRA, F. Exposição no painel Caminhos da institucionalização: cooperação internacional, Estado e filantropia. Cadernos de Pesquisa CEBRAP, n. 6., 1997.

OLIVEIRA, F. “Brasil: da pobreza da inflação para a inflação da pobreza”. In: ONGs: identidade e desafios atuais. Cadernos Abong, n. 27. São Paulo, ABONG-Autores Associados, 2000.

OLIVEIRA, F. “Entre a complexidade e o reducionismo: para onde vão as ONGs da democratização?” In: HADDAD, Sérgio (org.). ONGs e universidades: desafios para a cooperação na América Latina. São Paulo, Abong-Peirópolis, 2002.

OLIVEIRA, F. O Estado e a Exceção: Ou o Estado de Exceção? 2003. Paper apresentado na Associação Nacional de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Belo Horizonte, 2003.

OLIVEIRA, F. O capital contra a democracia. Instituto Pólis, São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, F. Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento. São Paulo, 2001.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista. São Paulo: Boitempo, 2003.

PAOLI, M. C. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil”. In: SANTOS, B. S. Democratizar a Democracia I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SACHS, I. O Estado e os parceiros sociais: negociando um pacto de desenvolvimento. In: BRESSER PEREIRA, L. C. et al (orgs.). Sociedade e Estado em transformação. São Paulo: Unesp, 1999.

SADER, E. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

SADER, E. “ONGs ou movimentos civis?”. Caros Amigos, v. 7, n. 78, 2003.

SANTOS, B. S. “Para uma reinvenção solidária e participativa do Estado”. In: BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos et alli (orgs.). Sociedade e Estado em transformação. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

SOUZA, H. “As ONGs na Década de 90". Comunicações do Iser, v. 10, n. 41, 1991.

TARROW, S. Power in movement. Cambridge; Un. Press, 1994.

TEIXEIRA, A. C. Identidades em construção: as organizações não-governamentais no processo brasileiro de democratização. São Paulo, Anablume-Fapesp-Pólis, 2003.

TELLES, V; S. Sociedade Civil e a construção de espaços públicos in: DAGNINO, E. (org.) Anos 90: política e sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1994;

TELLES, V. S. Direitos sociais: afinal do que se trata? Belo Horizonte: Ed: UFMG, 1999.

TOURAINE, A. Movimentos sociais e ideologias nas sociedades dependentes. In: Albuquerque, J. A. G. (org.). Classes médias e políticas do Brasil. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1977.

TOURAINE, A. Palavra e sangue. Campinas (SP): Ed. Unicamp, 1989.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Freitas, S. da S., & Bloch, J. A. (2023). Cidadania, democracia e movimentos sociais: um balanço sobre os 40 anos de redemocratização. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(1), 22-44. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/57598

Edição

Seção

Dossiê temático