Metacognição em humanos

uma breve perspectiva evolutiva

Autores

  • Bruna M.C. Coutinho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cláudio Filgueiras Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • J. Landeira-Fernandez Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Thomas Eichenberg Krahe Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/nes.v1i2.64019

Palavras-chave:

Evolução Humana, Metacognição, Autoconsciência

Resumo

A metacognição é a capacidade de refletir sobre o próprio pensamento, englobando o processo cognitivo de avaliar, monitorar e regular a própria cognição. Essa habilidade é fundamental para o aprendizado eficaz e para o desenvolvimento de uma autoconsciência sofisticada. A evolução do cérebro humano, com seu aumento significativo em tamanho e complexidade, forneceu a base neurológica para o desenvolvimento avançado da metacognição, permitindo a emergência de capacidades cognitivas superiores como a autorregulação e a reflexão sobre o próprio pensamento. Este artigo explora a evolução humana com foco em marcos filogenéticos que contribuíram para o desenvolvimento da autoconsciência, buscando compreender as características únicas que nos diferenciam como espécie. Argumentamos que a metacognição não é apenas uma função individual, mas também é profundamente influenciada por pressões sociais e culturais. A necessidade de lidar com dinâmicas sociais complexas pode ter impulsionado o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, permitindo a avaliação e regulação do próprio comportamento e dos estados mentais. Analisamos também a interdependência entre metacognição e teoria da mente e como essa relação evoluiu ao longo da história humana. Compreender essa relação pode esclarecer o surgimento dessas capacidades e sua importância para a adaptação social. Portanto acredita-se que o estudo da metacognição e suas raízes evolutivas oferece conhecimentos valiosos sobre o comportamento humano.

Biografia do Autor

Bruna M.C. Coutinho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio. Tem experiência especificamente em avaliações cognitivas e praticas de pesquisa incluindo a utilização de eletroencefalografia (EEG), inibição pré-pulso (PPI) e Eye Tracker. Atualmente faz parte do Laboratório de Neurociência Comportamental da PUC-Rio atuando no desenvolvimento de pesquisas onde utiliza-se modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade em duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de "Cariocas com Alto Congelamento" (CAC) e "Cariocas com Baixo Congelamento" (CBC). 

Cláudio Filgueiras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Neurobiologia da Virginia Commonwealth University (2007-2009). Atualmente é Professor Associado, bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2, CNPq) no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em neurofisiologia. Atualmente desenvolve projetos relacionados aos efeitos da exposição do sistema nervoso à agentes neurotóxicos durante o desenvolvimento.

J. Landeira-Fernandez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988), Mestrado e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Foi um dos fundadores e presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) entre 2010 e 2016. Foi um dos fundadores do periódico Psychology & Neuroscience sendo um dos editores entre 2008 a 2018. Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) na gestão 2014-2016. Fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) entre 2014-2019. É Professor Titular do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde foi diretor entre 2012-2021. Atualmente é coordenador do curso de graduação. Orientou 30 alunos de mestrado e 12 de doutorado. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de "Cariocas com Alto Congelamento" (CAC) e "Cariocas com Baixo Congelamento" (CBC).Tem interesse também na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas em crianças e idosos. Possui, ainda, interesse e atuação em pesquisas relacionadas ao currículo da Psicologia e à formação profissional do psicólogo. Publicou mais de 230 artigos em periódicos brasileiros e internacionais e capítulos de livros. Finalmente, é autor do livro intitulado "Cinema e Loucura", finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Ciências da Saúde.

Thomas Eichenberg Krahe, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado modalidade Biomédica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Pós-doutorado no Departamento de Anatomia e Neurobiologia da Virginia Commonwealth University (EUA) (2004), Research Associate no Departamento de Anatomia e Neurobiologia da Virginia Commonwealth University (EUA) (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio e Coordenador do Curso de Bacharelado em Neurociências da PUC-Rio. Faz parte do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog) da PUC-Rio. Ministra disciplinas nos cursos de graduação de Psicologia e Neurociências da PUC-Rio e na pós-graduação em Psicologia Clínica da mesma instituição. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em Neuroplasticidade Visual. Durante os últimos 20 anos adquiriu extensa experiência em docência, pesquisa e desenvolvimento de técnicas de registro celular in vivo e in vitro para avaliação da função sináptica e plasticidade do sistema visual. Atualmente tem como principais linhas de pesquisa estudos clínicos e pré-clínicos do transtorno do espectro alcoólico fetal (TEAF), estudos bioquímicos, histológicos e comportamentais em modelos animais do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

COUTINHO, B.; FILGUEIRAS, C.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; EICHENBERG KRAHE, T. Metacognição em humanos: uma breve perspectiva evolutiva. Neurociências & Sociedade, v. 1, n. 2, p. e224005, 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Livre