O Impacto das Migrações no Futebol Internacional
Parole chiave:
migrações, esporte, futebol, colonialismoAbstract
A teoria de migrações e o processo de globalização são temáticas amplamente estudadas no campo das relações internacionais. Ambas as temáticas podem ilustrar e ajudar-nos a compreender o fenômeno da atuação de migrantes em inúmeras modalidades esportivas. O presente trabalho tem como objetivo utilizar-se das contribuições da teoria migratória de relações internacionais para analisar e compreender este fenômeno no contexto do século XXI. O histórico de subjugo e colonização dos países do norte sobre suas colônias do sul desempenha uma forte influência sobre este processo, que reverbera nos dias de hoje. Não se pode deixar de mencionar a mercantilização do esporte, a “exportação” de jogadores e as relações pós-coloniais envolvidas. Após apresentar descrever estes fenômenos, o trabalho analisa o caso das seleções nacionais de França e Portugal, nas quais a atuação de migrantes é marcante e expressiva.
Downloads
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOLI, Claude. Os Jogadores de Futebol Negros na França. Revista francesa de referência sobre as dinâmicas migratórias. Paris, 2010.
BOTTURA, Maria Carolina. Futebol: contribuição da Copa do Mundo para transformações culturais de diferentes povos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, 2012.
DARBY, Paul. Migrações para Portugal de jogadores de futebol Africanos: recurso colonial e neocolonial. Análise Social n. 179, 2006.
DARBY, Paul. Africa’s Place in FIFA’s Global Order: a theoretical frame. Soccer & Society v. 1 n. 2, 200.
ESTATUTO de la Fifa. Zurich, 2013.
FRANK, Andre Gunder. Acumulação dependente e subdesenvolvimento: repensando a teoria da dependência. 1980.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais n. 80, 2008.
MAGUIRE, Joseph; JARVIE, Grant; MANSFIELD, Louise; BRADLEY, Joseph. Sports Worlds: A sociological perspective. Human Kinetics, 2002.
MANGAN, James. The Cultural Bond: Sport em Empire and Society. London: Frank Cass, 1992.
NOLASCO, Carlos. Atletas em Movimento: Abordagem teórica às migrações de trabalho desportivo. Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana v. 1 n. 1, 2017.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Identidades em Campo: Discursos sobre a atuação de jogadores interculturais de origem africana e antilhana na seleção francesa de futebol. São Paulo, 2015.
POLI, Rafaelle. Understanding Globalization Trough Football. International Review for the Sociology of Sport v. 45 n. 4, 2010.
RIBEIRO, Luiz. Futebol e Globalização. Fontoura, Jundiaí, 2007.
SILVA, Daniel Vidinha; RIGO, Luiz Carlos; FREITAS, Gustavo da Silva. Considerações sobre a Migração, a Naturalização e a Dupla Cidadania de Jogadores de Futebol.
Revista de Educação Física da UEM, 2012.
TAYLOR, Matthew. Global Players? Football, migration and globalization. Historical Social Research, 2006.
THEWELEIT, Klaus. O Futebol Globalizado: uma perspectiva lusocêntrica em Golo para o Mundo: O futebol como modelo da realidade. Kiepenheuer & Witsch, 2004.

