O Impacto das Migrações no Futebol Internacional

Autores

  • Misia Pedrozo de Francischi UFABC

Palavras-chave:

migrações, esporte, futebol, colonialismo

Resumo

A teoria de migrações e o processo de globalização são temáticas amplamente estudadas no campo das relações internacionais. Ambas as temáticas podem ilustrar e ajudar-nos a compreender o fenômeno da atuação de migrantes em inúmeras modalidades esportivas. O presente trabalho tem como objetivo utilizar-se das contribuições da teoria migratória de relações internacionais para analisar e compreender este fenômeno no contexto do século XXI. O histórico de subjugo e colonização dos países do norte sobre suas colônias do sul desempenha uma forte influência sobre este processo, que reverbera nos dias de hoje. Não se pode deixar de mencionar a mercantilização do esporte, a “exportação” de jogadores e as relações pós-coloniais envolvidas. Após apresentar descrever estes fenômenos, o trabalho analisa o caso das seleções nacionais de França e Portugal, nas quais a atuação de migrantes é marcante e expressiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOLI, Claude. Os Jogadores de Futebol Negros na França. Revista francesa de referência sobre as dinâmicas migratórias. Paris, 2010.

BOTTURA, Maria Carolina. Futebol: contribuição da Copa do Mundo para transformações culturais de diferentes povos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, 2012.

DARBY, Paul. Migrações para Portugal de jogadores de futebol Africanos: recurso colonial e neocolonial. Análise Social n. 179, 2006.

DARBY, Paul. Africa’s Place in FIFA’s Global Order: a theoretical frame. Soccer & Society v. 1 n. 2, 200.

ESTATUTO de la Fifa. Zurich, 2013.

FRANK, Andre Gunder. Acumulação dependente e subdesenvolvimento: repensando a teoria da dependência. 1980.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais n. 80, 2008.

MAGUIRE, Joseph; JARVIE, Grant; MANSFIELD, Louise; BRADLEY, Joseph. Sports Worlds: A sociological perspective. Human Kinetics, 2002.

MANGAN, James. The Cultural Bond: Sport em Empire and Society. London: Frank Cass, 1992.

NOLASCO, Carlos. Atletas em Movimento: Abordagem teórica às migrações de trabalho desportivo. Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana v. 1 n. 1, 2017.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Identidades em Campo: Discursos sobre a atuação de jogadores interculturais de origem africana e antilhana na seleção francesa de futebol. São Paulo, 2015.

POLI, Rafaelle. Understanding Globalization Trough Football. International Review for the Sociology of Sport v. 45 n. 4, 2010.

RIBEIRO, Luiz. Futebol e Globalização. Fontoura, Jundiaí, 2007.

SILVA, Daniel Vidinha; RIGO, Luiz Carlos; FREITAS, Gustavo da Silva. Considerações sobre a Migração, a Naturalização e a Dupla Cidadania de Jogadores de Futebol.

Revista de Educação Física da UEM, 2012.

TAYLOR, Matthew. Global Players? Football, migration and globalization. Historical Social Research, 2006.

THEWELEIT, Klaus. O Futebol Globalizado: uma perspectiva lusocêntrica em Golo para o Mundo: O futebol como modelo da realidade. Kiepenheuer & Witsch, 2004.

Publicado

2025-11-14

Como Citar