Archives

  • ORBIS
    Vol. 2 No. 6 (2024)

    O sexto número do ORBIS - o segundo do ano de 2024 – apresenta um conjunto de cinco artigos abordando temáticas diversas que estão na ordem do dia, quais sejam, o conflito israelo-palestino e seus desdobramentos regionais; a militarização do sistema financeiro internacional como instrumento de poder das grandes potências; as relações civis-militares e a Defesa no governo Lula III; e os rumos do movimento altermundialista, quase duas décadas após o seu surgimento.

  • ORBIS
    Vol. 2 No. 5 (2024)

    Dentre os cinco artigos presentes neste quinto número do Orbis, três abordam, direta ou indiretamente, questões relacionadas à segurança pública no estado do Rio de Janeiro e discutem temas como as políticas de segurança nas últimas cinco décadas, o debate conceitual sobre o que são as milícias cariocas e as repercussões do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes na imprensa internacional. O quarto artigo analisa as conexões existentes entre o bolsonarismo e a extrema direita internacional, notadamente a estadunidense, a partir dos contatos entre parlamentares brasileiros e deputados e senadores trumpistas. E, por fim, o artigo que fecha esta edição procura debater o papel da paradiplomacia e a atuação dos entes subnacionais nas relações internacionais, ao analisar as propostas sobre o tema – ou a ausência delas – dos principais candidatos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

  • ORBIS
    Vol. 1 No. 4 (2023)

    Nos cinco artigos presentes neste quarto número do ORBIS são discutidas questões como a retomada da política africana brasileira - inclusive com uma análise específica sobre a cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau em áreas como defesa, segurança pública e enfrentamento aos crimes transnacionais - ou a possível volta do processo de internacionalização de empresas brasileiras, com o apoio do Estado. Além disso, são abordados também temas relacionados à politização das corporações policiais e a forma como elas atuam nas áreas pobres dos grandes centros urbanos, através de operações recorrentemente marcadas pela violência e pelos excessos dos agentes do Estado.

  • ORBIS
    Vol. 1 No. 3 (2023)

    Em seu terceiro número, o boletim ORBIS traz um conjunto de artigos sobre diferentes temáticas relacionadas aos Estudos Estratégicos e às Relações Internacionais. No âmbito mais específico da Política Externa, aparecem quatro artigos sobre questões como o possível papel do Brasil na resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia, a ampliação do BRICS, a retomada de uma atuação mais ativa do Brasil no subcontinente sul-americano e as diferenças entre os movimentos da política externa brasileira nos primeiros meses dos governos Bolsonaro e Lula III. Já sobre a política doméstica – mas com conexões e repercussões externas – publicamos dois artigos sobre temas extremamente relevantes nos debates contemporâneos dos Estudos Estratégicos: a securitização do terrorismo na agenda doméstica brasileira e a votação no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte da maconha para consumo, pensada no contexto mais geral da fracassada Guerra às Drogas.

  • ORBIS
    Vol. 1 No. 2 (2023)

    Em seu segundo número, o Boletim Orbis apresenta seis artigos que abarcam um conjunto diverso de temas e debates sobre a conjuntura brasileira atual.   As temáticas abordadas incluem um balanço geral da política externa brasileira nestes seis primeiros meses do governo Lula III; um “voo” analítico sobre quase cinco décadas de relações sino-brasileiras; uma análise da atuação dos parlamentares da oposição na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e uma reflexão sobre a importância da educação e dos direitos humanos nos processos de integração da América do Sul.  O boletim traz também uma necessária avaliação crítica dos sentidos de Junho de 2013 e uma discussão sobre políticas públicas de combate à violência de gênero.  

  • ORBIS
    Vol. 1 No. 1 (2023)

    Neste primeiro número do Orbis, boletim trimestral de análise de conjuntura editado pelo Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira - LEPEB, publicamos um dossiê especial sobre os cem primeiros dias do terceiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um balanço da atuação do governo em cinco áreas - Direitos Humanos, Economia, Política Externa, Segurança Pública e Relações Civis-Militares -, além de um artigo sobre o bolsonarismo pós-Bolsonaro e os sentidos do Oito de Janeiro.