"Permitam-me (...) dizer o óbvio, o óbvio que, no entanto, foi negado nos últimos quatro anos": os direitos humanos em 100 dias de governo Lula

Autores/as

  • Karime Ahmad B. Cheaito Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palabras clave:

Cem dias de governo Lula III, Direitos Humanos, Silvio Almeida, Políticas Públicas

Resumen

Após quatro anos de um governo de extrema-direita que sucateou as políticas de direitos humanos construídas nas últimas décadas e se alinhou nos fóruns internacionais a teocracias, ditaduras e governos extremistas, o retorno à presidência da República de um líder político comprometido com os valores democráticos e civilizatórios foi saudado efusivamente por parte expressiva da sociedade brasileira e pela comunidade internacional. No entanto, o quadro de terra arrasada deixado pelo governo anterior e a polarização política que ainda se mantém mesmo após o fim do processo eleitoral representam grandes desafios a serem enfrentados por Luís Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato presidencial. Neste artigo, procuramos traçar um balanço do que foi realizado nesse campo nos cem primeiros dias do novo governo, bem como refletir sobre o legado de desmonte e destruição de políticas públicas deixado governo Bolsonaro.

Biografía del autor/a

Karime Ahmad B. Cheaito, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestra em Estudos Estratégicos (PPGEST-UFF) e pesquisadora do Laboratório NEXUS: Segurança e Desenvolvimento na Política Global (UFF). E-mail: karimecheaito@id.uff.br.

##submission.downloads##

Publicado

2023-04-17

Cómo citar

AHMAD B. CHEAITO, K. . "Permitam-me (...) dizer o óbvio, o óbvio que, no entanto, foi negado nos últimos quatro anos": os direitos humanos em 100 dias de governo Lula. Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , v. 1, n. 1, p. 9-14, 17 abr. 2023.

Número

Sección

Artigos