O mundo do trabalho visto no cinema: busca por significados no documentário Peões
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11091Abstract
No mundo do trabalho brasileiro, as transformações do capital mundial tiveram seu impacto nos anos 1990, incluindo a Região do Grande ABC, com o desemprego estrutural e com a reestruturação produtiva. Sendo assim, a proposta desse artigo é refletir sobre estas transformações utilizando o recurso estético da arte, especificamente o cinema, a fim de ir além do raciocínio lógico, envolvendo o sentimento e a experiência perceptiva desenvolvida pelos sentidos como uma possibilidade de compreender também a vivência organizacional, envolvendo a experiência perceptiva desenvolvida pelos operários que narram suas origens e participações no movimento operário, além dos desfechos de suas vidas na primeira década do século XXI, fazendo uma construção de si pela fala. A produção cinematográfica escolhida para análise foi o documentário Peões, produzido em 2002. Assumiu-se, portanto, o filme como aproximação entre ciência e arte, para análise das narrativas que se apresentam para compreensão da divisão do trabalho capitalista.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-06-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.