Formação de diretores de escolas no Brasil
Desconexão e isolamento da base de conhecimento internacional contemporânea em administração da educação
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v15i4.52055Abstract
Este estudo explorou a política pública implementada pelo governo federal brasileiro para formação de diretores de escola, em cooperação com os sistemas de educação estaduais e municipais, a fim de melhorar os resultados da aprendizagem escolar, desenvolvida no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNGEB). O artigo investigou os conteúdos da pós-graduação lato sensu Gestão Escolar, na perspectiva da base de conhecimento contemporâneo sobre administração da educação tal como apresentado na literatura internacional. Os conteúdos contemplados na formação pouco compartilham da sólida base de conhecimento internacional desenvolvida no campo da administração educacional, especialmente aquelas relacionadas às práticas de liderança para o aprimoramento escolar, como um conjunto de orientações e práticas para o fazer pedagógico. Os resultados mostram que a política de desenvolvimento de diretores de escolas no Brasil pouco aproveitou a contribuição das pesquisas sobre liderança educacional em todo o mundo, apesar das evidências de pesquisas mostrarem que as práticas de liderança compartilham muito mais semelhanças do que diferenças entre diferentes contextos.
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