INVESTIGACIÓN ACCIÓN-PARTICIPATIVA, COPRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL. LA EXPERIENCIA DEL IGOP-UAB JUNTO A LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE NOU BARRIS, BARCELONA
DOI:
https://doi.org/10.22409/g4adr423Palavras-chave:
Pesquisa-Ação Participativa, conscientização, empoderamento, educação popular, ação comunitáriaResumo
Em 2013, uma equipa de investigadores do IGOP-UAB apresentou o seu trabalho sobre segregação
urbana e inovação social aos alunos da escola pública Mestre Morera, no bairro Ciudad Meridiana,
em Barcelona. A capacidade de ligação e reflexão das crianças foi tal que se decidiu criar um grupo
de investigação misto entre estudantes escolares e universitários para promover o PAR desde a
escola.
Atualmente, 10 anos depois, mais de 500 alunos de 8 escolas já passaram pela experiência. Os
aprendizados e os impactos têm sido muitos, entre alunos, professores e vizinhança: conscientização
da realidade social, empoderamento, organização coletiva, vinculação escola e bairro, entre outros.
Neste artigo, a partir de uma abordagem aos princípios metodológicos e valores da proposta, leva-
nos ao presente para analisar a experiência realizada em 2024 na escola El Turó, Turó de la Peira em
Barcelona, o chaves para sua replicabilidade e transferência em outros contextos educacionais, bem
como os impactos nos alunos.